Projeto “Eu Ando Pela Cidade” visitou os bairros Planalto, Palmeiras e Engenheiro Taveira

Projeto “Eu Ando Pela Cidade” visitou os bairros Planalto, Palmeiras e Engenheiro Taveira

23/03/2015 0 Por Tieza Vereadora

Na foto acima, Tieza visita velório em Taveira

    

No projeto “Eu Ando Pela Cidade”, a vereadora Tieza esteve visitando, nos dias 18 e 19 de março, os bairros Palmeiras, Planalto e Taveira. No dia 18, a primeira parada foi na pracinha ao lado da Unidade Básica de Saúde “Dr. Alfredo Dantas”, no Planalto. Visivelmente irritada com o estado da praça, a vereadora dividiu com alguns moradores que estavam ali no momento, a angústia pelo desprezo da prefeitura com o local, desprezo que muitas vezes põe em risco as pessoas.

    

Os poucos brinquedos que ainda restam instalados estão danificados; o mato tomou conta da praça toda; bancos quebrados; bebedouro de alvenaria abandonado; sujeira; falta de iluminação e alambrados danificados. “Esse espaço é uma extensão da UBS e deveria estar servindo como um ponto de apoio para os usuários. É um absurdo um lugar nesse estado tão precário, ao lado de uma unidade de saúde; fora isso, ainda tem o risco de invadirem a UBS pois não tem a menor segurança: o alambrado que deveria impedir o livre acesso está todo danificado“. Fotos e pedidos de providência serão imediatamente enviados à  Prefeitura.

    

Já no cruzamento das ruas Vicente Celestino e João Laluce, no Palmeiras, o terreno com o mato alto, lixo e água parada chamou a atenção da parlamentar. Enquanto ela andava pelo local tirando fotos, apareceram vizinhos dizendo das suas dificuldades com aquela situação. “Quando chove, a água não tem para onde ir e então invade o terreno e as nossas casas. Aqui forma-se uma grande poça d’água, um lugar perfeito para o desenvolvimento das larvas do mosquito da dengue. As agentes que ficam insistindo para entrar em nossas casas, onde nunca encontram nada irregular, deveriam multar a prefeitura, já que esse problema é dela“, reclamou irada uma das vizinhas. A vereadora Tieza, que já fez indicações sobre o problema, comprometeu-se a reiterar os pedidos e insistir com a Secretaria de Obras, para realizar algo que possa minimizar os efeitos da falta de galerias naquele local.

    

Na Avenida Antônio Pagan outro problema: o mato toma conta do canteiro central, atrapalhando a visibilidade dos moradores, facilitando a proliferação de criadouros do mosquito da dengue e outros animais peçonhentos e escurecendo ainda mais o lugar que acaba atraindo usuários de droga. Os moradores, que cuidam de alguns trechos desse canteiro, solicitaram ajuda para que Tieza leve à  prefeitura o pedido de poda e limpeza da área onde a vizinhança, carinhosamente, cultiva espécies nobres como ipê, jatobá, jambo, pau Brasil, jenipapo e cedro. “É preciso valorizar e apoiar iniciativas como a dessas senhoras que, além de tantos afazeres domésticos, ainda encontram tempo para cuidar daquilo que serve a todos” disse a parlamentar, comprometendo-se a encaminhar as solicitações apresentadas para ajudar a preservar a dignidade daquelas famílias e das árvores nativas que por ali se encontram.

    

Engenheiro Taveira
Na visita ao bairro rural de engenheiro Taveira, na quinta-feira (19), a vereadora Tieza esteve primeiramente no local destinado à realização de velórios, e que vem servindo a outras atividades comunitárias do bairro. Totalmente vulnerável à  ação de vândalos, o mau cheiro do lugar onde deveria funcionar uma pequena cozinha é insuportável: à noite, desocupados urinam no chão e fazem outras impropriedades. Com portas quebradas, falta de acessibilidade e banheiro incompleto para pessoa com deficiência, banheiro que também vem sendo usado como depósito, o “velório de Taveira”, como é conhecido, deixa indignada qualquer pessoa, mesmo apesar do esforço do funcionário que, durante o dia zela daquele espaço. “Impossível velar ali nossos entes queridos. Para cobrar o que a prefeitura cobra, preferimos usar as igrejas, o que não é bom, já que gastaram dinheiro e alardeiam que em Taveira construíram um velório“, disse um morador que reconheceu a parlamentar e abordou-a.

    

Na visita à  UBS, mesmo tendo já conhecido a unidade, Tieza entrou em todas as salas e conversou com a responsável e funcionários sobre o atendimento. Sua principal motivação era verificar se havia farmácia ou local específico para armazenar medicamentos, o que constatou não existir. Como ocorre na maioria das UBS’s, várias intervenções na parte física seria necessária para melhorar as condições do atendimento. Percorrendo o bairro e conversando com moradores e conhecidos, ouviu deles o pedido de reparo no asfalto da principal rua de Taveira, a única pavimentada. Os moradores estão ansiosos pois segundo rumores, a prefeitura irá recuperar aquela avenida dentro de 60 dias, “o que todos para que aconteça” disse a vereadora a uma conhecida.

    

No retorno, a parada foi para fotografar a placa da via Caran Rezek, recentemente instalada, e que está com o nome do homenageado escrito de maneira incorreta, ou seja, Caran foi escrito com K quando deveria ter sido com C.