“Prêmio Caingangue”

“Prêmio Caingangue”

14/12/2011 0 Por Tieza Vereadora

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Araçatuba

Por ter grande admiração por aquelas pessoas que fazem trabalhos para enriquecer a cultura de nossa cidade, Tieza prestigiou na noite da última sexta-feira (09), na Câmara de Araçatuba, sessão solene de entrega do “Prêmio Caingangue”. O evento, que está em sua 4ª edição, premiou servidores municipais, que se destacaram por desenvolver trabalhos culturais.

A solenidade teve início com o Hino Nacional e o de Araçatuba, que precederam a exibição de vídeo produzido pela TV Câmara e protagonizado pelos próprios ganhadores do “Prêmio Caingangue”. Cada um dos premiados pode mostrar um pouco do trabalho que realiza, trabalho que lhes rendeu o reconhecimento dos colegas e a conquista do troféu. 

Após os cumprimentos de praxe aos membros da mesa, de saudar as vereadoras Edna Flor e Durvalina, autoras da lei que instituiu o “Prêmio Caingangue” (no primeiro mandato delas), Tieza, num discurso bastante breve, disse que a arte é dom de Deus e enfeite do mundo e que sentia-se honrada por ter a oportunidade de reverenciar, naquele momento, como representante do povo de Araçatuba, o talento de cada um daqueles que, indicados por seus pares, recebiam naquela noite a honraria. Disse também que todas as palavras proferidas naquela oportunidade, deveriam dirigir-se exclusivamente aos homenageados pois o momento era deles. 

A vereadora Tieza foi convidada a entregar o troféu ao sr. Hercilio Galdino da Gama, funcionário do Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), que é escultor.

Os destaques foram eleitos em votação realizada no final de novembro, entre os servidores municipais da Prefeitura, Câmara e Daea. O presidente do Sisema, Denilson Pechitelli (funcionários da Prefeitura) e Nina Correa, presidente da Ascam – Associação dos Funcionários da Câmara Municipal (funcionários da Câmara), estiveram presentes no evento. O Troféu Caingangue 2011, foi esculpido pela artista plástica Margareth Martins e os ganhadores foram:

– Elaine Cristina de Alencar – fiscal de obras particulares da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação e participante do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras (literatura);

– Antonio Luceni dos Santos – chefe de divisão do Departamento de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação, da Secretaria de Educação (literatura e artes visuais);

– Ignêz Aparecida Bertoloti – telefonista da Secretaria de Cultura, pianista e soprano no Coral Madrigal Paralelus (música)

– Hercilio Galdino da Gama – segurança do Daea  (artes plásticas: escultura)

– Maria Aparecida dos Santos Veronezi – assessora parlamentar no gabinete do vereador Nava  (teatro)

Idéia

Criado em 2003, o Troféu Caingangue objetiva reconhecer as habilidades artísticas, culturais e esportivas dos servidores públicos municipais que trabalham na Prefeitura, na Câmara e no DAEA. O nome do prêmio faz referência ao grupo indígena que povoou a região noroeste paulista no passado.

Foto: AG