Deputados defendem pedido do PSDB de auditoria em sistema de apuração de votos

Deputados defendem pedido do PSDB de auditoria em sistema de apuração de votos

02/11/2014 0 Por Tieza Vereadora
31 de outubro de 2014

urna psdbDeputados tucanos saíram nesta sexta-feira (31) em defesa da decisão do partido de pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) auditoria no sistema de votação, apuração e contagem dos votos da eleição encerrada no domingo. Em função desse episódio, integrantes do governo Dilma Rousseff e do PT redobraram, desde ontem, a carga de ataques ao PSDB.

Apresentada pelo deputado federal  Carlos Sampaio (PSDB-SP), que foi coordenador jurídico da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República, a solicitação sugere a criação de uma comissão com representantes do tribunal e de partidos para averiguar o sistema eleitoral.

“Para evitar que esse sentimento de que houve fraude continue a ser alimentado nas redes sociais, sem que alguém tome uma atitude para esclarecer os fatos”, esclarece o parlamentar em seu perfil no Facebook. “Assim, agi por estar convencido de que não podíamos mais permitir que essa sensação de dúvida, que paira no ar, ficasse sem uma resposta adequada por parte da Justiça Eleitoral”, acrescenta.

Trata-se de um desejo do povo, de uma vontade nacional, reiterou o deputado federal  Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). “Acabei de receber uma eleitora que disse ter votado no primeiro turno na Marina e, no segundo turno, no Aécio Neves, indignada com as notícias de fraude nas urnas eleitorais em todo país”, explicou o tucano. “Com zelo, com respeito ao processo e sem querer descaracterizar a vitória da presidente Dilma, é fundamental verificar a exatidão dessas urnas.”

Pressupostos da democracia

Hauly destacou que não há qualquer dúvida sobre a conduta do quadro de servidores da Justiça Eleitoral ou de cidadãos convocados pelo TSE a trabalhar no primeiro e no segundo turnos. “É verificar a base tecnológica e a lisura desse processo. Se a máquina ou software computou corretamente os votos. É tão legítimo que, caso estivéssemos em qualquer outro país do mundo, isso já teria sido feito”, enfatizou.

Na mesma linha, o deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS) manifestou-se nas redes sociais: “Transparência é a principal reforma a ser realizada no Brasil. É a mais forte ferramenta de todos os outros pressupostos da democracia.”

O deputado federal  Duarte Nogueira (PSDB-SP), que preside o diretório regional do PSDB em São Paulo, reforçou o objetivo do partido com o pedido, que é “garantir que todo e qualquer cidadão também possa ter a certeza de que nossos representantes políticos são, de fato, aqueles que foram escolhidos pelo titular da soberania nacional: o povo brasileiro”.

*Do portal do PSDB na Câmara