Pesar, aplauso e manifestação de repúdio marcaram a 9ª sessão

Pesar, aplauso e manifestação de repúdio marcaram a 9ª sessão

07/04/2014 0 Por Tieza Vereadora
Foto AG. Cardoso Câmara de Araçatuba 31.3.14 (2)

Foto AG. Cardoso Câmara de Araçatuba 31.3.14 (2)

Na 9ª sessão ordinária de 2014, apenas requerimentos de pesar e aplauso foram votados; nenhum requerimento de informações oficiais foi debatido.

Durante o voto de pesar pela morte do veterinário Fernando de Assis Trivelatto, assassinado no dia 19 de março, defronte à sua casa, a vereadora Tieza lamentou o ocorrido por conhecer o rapaz e sua família e externou o seu repúdio pelo modo como a “saidinha” é operacionalizada no âmbito do sistema penitenciário. “Precisamos oficializar o nosso repúdio a esse instituto, que deveria ser educativo e na verdade vem tirando vida de gente de bem, de gente inocente”, comentou a vereadora.

No momento dos votos de aplauso, Tieza pronunciou-se no que homenageava o conhecido IE “Manoel Bento da Cruz” pelos seus 80 anos: “É um orgulho ter sido aluna dessa escola até o 3º colegial. O IE faz parte da vida de tantos de nós; lá aprendemos muito sobre disciplina, sobre o valor da educação, do respeito e da cidadania”. Ainda em relação aos votos de aplauso, Tieza foi autora do que concedeu o diploma à Casa da Criança, entidade tradicional em nossa cidade e que fora concebida para acolher meninas em situação de risco e abandono. A vereadora apresentou o voto à diretoria que, sabiamente, alterou a finalidade da casa para atender crianças que precisam de creche. “As entidades sociais devem se adequar às demandas atuais; se não tinha mais sentido o atendimento que prestavam, nada mais justo e inteligente que mudar a finalidade”.

No Pequeno Expediente de outro vereador, Tieza pediu um aparte apenas para lamentar o fato de o prefeito não receber a comissão de professores e funcionários da Educação Municipal. Para ela, em que pese a boa vontade do vereador em intermediar essa agenda, deveria ser natural a conversa entre o prefeito e esses servidores.

E por fim, durante a discussão dos projetos de lei, a parlamentar se manifestou favoravelmente no que criava a Nota Fiscal Solidária, fazendo, inclusive, um apelo aos estabelecimentos comerciais para que deem mais atenção à doação dos cupons fiscais para as entidades; e cumprimentou o vereador autor da criação da Semana de Prevenção da Violência contra a Mulher, destacando a sua preocupação com o resultado da pesquisa realizada pelo IPEA onde “65% dos entrevistados diziam aceitar que mulheres com roupas curtas e decotadas mereciam ser molestadas”. Além de várias considerações sobre esse péssimo resultado, a vereadora disse que “a violência contra as mulheres vai muito além da violência doméstica e das relações entre os parceiros; a violência de gênero é grande no Brasil; precisamos mudar essa cultura”.