A 15ª Sessão Ordinária de 2015

A 15ª Sessão Ordinária de 2015

17/05/2015 0 Por Tieza Vereadora
Foto: Angelo Cardoso / TV Câmara

Foto: Angelo Cardoso / TV Câmara

No dia 11 de Maio, durante a 15ª Sessão Ordinária, o plenário deliberou favoravelmente ao Projeto de Decreto 3/2015, de autoria da vereadora Tieza, que concede a Medalha de Honra ao Mérito ao coronel Deocleciano Borella Júnior, que se aposentou recentemente da Polícia Militar e será solenemente homenageado pelos relevantes serviços prestados à corporação e ao município.

Ainda no Grande Expediente Tieza, com muita emoção, apresentou requerimento de Voto de Pesar pelo falecimento da Professora Célia Gomes José, que há muitos anos lecionou História no IE e foi, inclusive, sua professora.

E, durante a discussão dos requerimentos de Voto de Aplauso, Tieza cumprimentou as diretoras das Emeb’s Profº Floriano Camargo de Arruda Brasil, “Índio Poti”, “Cristiano Olsen” e “Monsenhor Vitor Ribeiro Mazzei” pelo projeto “Conhecendo o Autor”, que oferece a oportunidade de os alunos manterem contato direto com autores de livros infantis utilizados por eles. “Com o advento da internet, precisamos reverenciar toda forma de incentivo à leitura por inúmeras razões, inclusive porque toda a pessoa que lê muito, escreve bem”, lembrou a parlamentar. Na homenagem à sra. Terezinha Ribeiro, que vem recebendo prêmios em vários concursos de “Comida de Boteco”, Tieza lembrou que “Cozinhar em casa já não é fácil, cozinhar para fora menos ainda mas ser premiado por essa habilidade, é algo que merece a homenagem”.

Uma quebra no protocolo, abriu espaço para os vereadores deixarem uma mensagem em homenagens às mães. Tieza cumprimentou, em nome da sua mãe, a senhora Cely Assis Lemos, todas as mães e disse que “nada nelas é mais sublime que ensinar sobre o amor, que ensinar a amar” e fez reverência às mães falecidas em nome de sua saudosa sogra, Auzenda Marques de Oliveira.

Na sequência, Tieza pediu a palavra para dois desabafos: o primeiro sobre um fato que havia acontecido nas imediações da Câmara, no final da semana anterior, quando uma senhora obrigou uma criança muito pequena, que parecia ser sua filha, a abandonar um filhote de gato na rua. Referindo-se à posse responsável de animais, Tieza repudiou a atitude dessa pessoa.  O outro, foi quanto à preocupação com a suposta dispensa de funcionários da saúde, ligados a OS Santa Casa de Andradina e o corte de horas extras de servidores que cuidam de praças.

A parlamentar também solicitou o uso da palavra para divulgar o prazo de inscrição para o vestibulinho da Etec – 14.5 – e os cursos disponíveis, quais sejam: Técnico em Açúcar e Álcool, Técnico em Contabilidade e Técnico em Logística.

Na Ordem do Dia, durante a discussão do projeto de Lei que determina a inclusão da disciplina de história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar, e que foi aprovado, Tieza disse:  “Fico feliz, quando vejo uma ideia se transformar em realidade e espero ansiosa pelo dia em que isso, concretamente, vier a acontecer nas escolas de nosso município”. E, na segunda discussão de projeto de Resolução que amplia para 15 dias o prazo para a Comissão de Redação e Justiça emitir parecer sobre a criação de Comissões Especiais, a vereadora Tieza votou contra e justificou seu voto dizendo que “dilatar prazos é ir na contra mão do que o povo espera do Legislativo, que deve primar pela celeridade nos seus trabalhos”, argumentou a parlamentar.