Vereadora fala sobre inauguração da radioterapia na tribuna

Vereadora fala sobre inauguração da radioterapia na tribuna

15/03/2013 0 Por Tieza Vereadora
Foto: Angelo Cardoso 11/03/2013

Foto: Angelo Cardoso 11/03/2013

Ao usar a tribuna da Casa durante o Pequeno Expediente na sessão da última segunda-feira (11), a vereadora Tieza (PSDB) falou sobre a satisfação de participar da inauguração do Centro de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba, em primeiro de março, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do Secretário Estadual de Saúde Giovani Guido Cerri, entre outras autoridades. “Eu fiquei muito emocionada e feliz porque agora os pacientes com câncer poderão fazer o tratamento de radioterapia sem precisar viajar, e ainda realizar as intervenções com equipamento de última geração”, comemorou a vereadora.

Enquanto se pronunciava, a TV Câmara exibia uma série de fotos do trabalho da comissão especial, criada no mandato anterior, para tratar da vinda do Acelerador Linear para Araçatuba, comissão presidida pela vereadora Tieza e que teve como membros os vereadores Cido Saraiva e Edna Flor.

A parlamentar lembrou que desde que a antiga bomba de cobalto, usada na radioterapia, deixou de funcionar em 2006, muitas pessoas se envolveram para que esse atendimento fosse restabelecido em nossa cidade e citou como exemplo, dentre outros, o nome do saudoso arquiteto Jorge Maeoka, autor do projeto de arquitetura, falecido em dezembro de 2011 e do Dr. Edmur Pastorello, então presidente da Fundação Oncocentro de São Paulo, que acompanhou toda a trajetória do Acelerador Linear, desde a sua doação pelo Governador Serra ao nosso município, até a entrega do aparelho em nossa cidade.

Dia Internacional da Mulher

Ainda no seu Pequeno Expediente, a vereadora falou sobre as comemorações do Dia Internacional da Mulher e destacou a importância daquelas que, além dos afazeres domésticos, cuidados com a família e trabalho fora de casa, ainda encontram tempo para servir como voluntárias nas entidades sociais e participar como agentes políticas na defesa dos interesses de sua comunidade. Nesse sentido, Tieza lembrou da atuação das saudosas Ruth Cardoso e Zilda Arns  e citou mulheres como Zezé Bedran (advogada, professora e ex-vereadora), Ineida Prado (Campanha de Combate ao Câncer), Fátima Guimarães (presidente do Secretariado Estadual de Mulheres do PSDB), dra. Solange Jurema Bentes (primeira Secretária Nacional dos Direitos da Mulher, secretaria criada no governo FHC e depois transformada em Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, no governo Lula) e de todas as mulheres que lideraram o movimento “Araçatubenses contra o lixão”.