PSDB abre mais espaço para mulheres

PSDB abre mais espaço para mulheres

08/02/2013 0 Por Tieza Vereadora
Reunião PSDB Mulher - SP

Reunião PSDB Mulher – SP

O presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Deputado Federal Sérgio Guerra, assinou na terça-feira passada uma resolução da Comissão Executiva Nacional (CEN) que garante a presença de no mínimo 30% das mulheres nos diretórios municipais, estaduais e nacional do partido.

“É um processo de evolução de um partido que se moderniza e tem de se atualizar. Nesse contexto, ter as mulheres com participação crescente na governança do partido é fundamental”, justifica o presidente nacional do PSDB.

A resolução 1/13 da CEN dos tucanos vigora já para as próximas eleições internas do partido para as renovações dos diretórios que ocorram nesse ano. “É uma vitória das tucanas, do partido e de todas as mulheres brasileiras”, resume a presidente do Secretariado Nacional do PSDB-Mulher, Thelma de Oliveira.

Ela chama a atenção de que poucos partidos brasileiros garantem essa participação feminina nas direções partidária e que a decisão terá repercussão já na próxima eleição nacional de 2014: “A resolução permitirá que, além de uma presença maior no partido, irá fortalecer uma possível candidatura a cargos nas esferas estadual e federal”, diz.

A resolução tucana também foi aprovada pelas principais lideranças nacionais do partido, como o senador Aécio Neves (MG), que realçou o caráter de  conquista das mulheres do PSDB, já que elas tem ampliado a sua participação não só no partido como na sociedade: “Temos hoje nos lares brasileiros 19 milhões de mulheres como chefes de família. É imprescindível, assim, que elas ocupem o espaço que lhes cabe no PSDB, até porque há muito vêm contribuindo de forma decisiva para a construção das propostas das políticas públicas que defendemos”, pondera o ex-governador de Minas Gerais.

Para o senador mineiro, a presença das mulheres na vida política deve refletir essa crescente atuação na sociedade. “Essa participação tem que ser total, pois as mulheres vêm se posicionando lado a lado com os homens e, não raras vezes, liderando posições, como vemos no mundo dos negócios e nas universidades”, acrescenta.

Nas eleições municipais de 2012, o PSDB conseguiu eleger 93 mulheres para comandar prefeituras em 20 estados – um crescimento da ordem de 15% em relação ao pleito de 2008 – 2.026 contra 1.670. Atualmente, o partido conta com 726 vereadoras, 83 vice-prefeitas, a senadora Lúcia Vânia, de Goiás, e três deputadas federais.

O governador alagoano Teotonio Vilela Filho endossou a nova regra política de participação das mulheres em seu partido: “Sinto um orgulho especial porque foi na minha gestão na presidência do PSDB Nacional, em 1999, que criamos o PSDB-Mulher, onde toda essa luta começou”, relembra o tucano.