Juventude tucana dá show de maturidade

20/12/2011 0 Por Tieza Vereadora

O Futuro Começa Agora – carta do Congresso da Juventude do PSDB

Por Redatores da Turma do Chapéu em 17 de dezembro de 2011

O FUTURO COMEÇA AGORA…

Foto: site Turma do Chapéu

A Juventude Tucana mobilizou mais de mil jovens de todas as unidades federativas, identificados com a proposta Social Democrata, para discutir durante os dias 16 e 17 de dezembro de 2011, na cidade de Goiânia, o futuro do Brasil.

Um conjunto de debates sobre os mais diversos temas foram realizados nos estados, pela internet, que culminaram neste grandioso evento.

No cenário internacional, presenciamos um momento de crise. Regiões inteiras antes consideradas estáveis e exemplo de desenvolvimento social e gestão econômica mostram as fissuras de um modelo que aparenta não ser mais sustentável.

A internet e suas mídias sociais revolucionam diariamente as formas tradicionais de comunicação. Possibilitam maior transparência das ações do governo, diminuem a distância entre o cidadão e o governante e amplificam a capacidade de mobilização da população. Nas ruas, o povo confronta antigas ditaduras e pede soluções para novos problemas. Nos gabinetes, governantes buscam soluções, que ainda não são claras.

No Brasil há a sensação de relativa estabilidade econômica e social. Por um lado isso é reflexo da força que nossa economia mostrou no momento de crise, mantendo relativamente os níveis de emprego e de consumo da população.

O país que temos hoje, com todos os seus problemas e virtudes, é produto do trabalho de uma geração que soube se organizar politicamente e lutar para conquistar a democracia, estabilizar a economia e fortalecer as instituições fundamentais do estado brasileiro. Para nosso orgulho, grande parte dos homens públicos que construíram essas vitórias são hoje as figuras de proa do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB.

A ineficiência com os gastos públicos, a corrupção e a incompetência gerencial do atual governo federal tem danificado os alicerces construídos durante o governo Fernando Henrique Cardoso. O país, desse modo, deixa de avançar nas reformas necessárias, quando não, as já realizadas são deturpadas.

Cada vez mais conscientes do custo da corrupção, as pessoas saem às ruas para pedir o seu fim. Exigem mais empenho nas investigações, mais transparência nas ações e mais rigor nas punições. Afinados com essa pauta política, colocada pela sociedade, a JPSDB defende que ações de corrupção sejam enquadradas judicialmente na categoria dos crimes hediondos, não mais permitindo que escândalos como do mensalão sejam esquecidos sobre a poeira de interesses escusos.

Entendemos que o partido precisa se posicionar de forma clara com relação a aproximação do PSDB com a escuta dos verdadeiros movimentos sociais não aparelhados por estruturas corrompidas pelo autoritarismo. É entender o reflexo da opinião social nas transformações que a sociedade brasileira exige e que o PSDB tem que estar pronto a efetivá-las. É entender as diversidades culturais, de gênero, de igualdade racial, orientação sexual, políticas, religiosas e todas as outras vertentes de manifestação do povo brasileiro.

De igual forma, defender uma reforma política ampla e irrestrita, que de fato garanta a participação popular nas decisões de nosso presente e futuro, que garanta o fortalecimento das estruturas partidárias e que possa aumentar a possibilidade de oxigenação na política brasileira. Para isso, entendemos ser vital a implantação do voto distrital como ferramenta para efetivar a reconstrução de nossa democracia, combalida pelo lulo-petismo.

A classe política se encontra cada vez mais desacreditada pela sociedade. Nós, jovens políticos, não podemos simplesmente aceitar essa realidade. Devemos trabalhar para resgatar a credibilidade dos homens públicos.

Para tanto, acreditamos ser fundamental que a Juventude Social Democrata inclua na pauta dos debates políticos assuntos de interesse direto da sociedade, sem medo de se posicionar e de atuar como um importante formador de opinião norteado pelos valores da Social Democracia.

Por isso, saímos desse congresso com algumas bandeiras que defenderemos:

TRANSFORMAÇÃO DA CORRUPÇÃO EM CRIME HEDIONDO

A Juventude do PSDB entende como fundamental a necessidade de aprimorarmos os mecanismos de combate à corrupção e de fiscalização na aplicação dos investimentos públicos. Não podemos permitir que crimes de corrupção terminem sempre de forma inconclusiva e impune. Por isso propomos transformar crimes de corrupção em crime hediondo para que processos como o do “mensalão” não se estendam por anos sem punição aos condenados.

O PSDB deve sair na vanguarda do clamor popular pela ética e não permitir em seus quadros nenhum candidato que não seja “Ficha Limpa”.

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL PARA 16 ANOS, SEM IDADE MÍNIMA PARA CRIMES HEDIONDOS

Com a coragem suficiente e a ousadia característica da juventude, queremos abrir a discussão de temas que envolvem não apenas dados estatísticos e problemas de gestão pública, mas sim questões de valor e moral. Apoiados no levantamento realizado nas inscrições para esse Congresso da Juventude da Social Democracia Brasileira, onde identificamos que a maioria (~80%) defende a redução da maioridade penal, temos a coragem de levantar essa bandeira propondo que a maioridade penal seja reduzida para 16 anos, sem idade mínima para crimes hediondos.

PELO FIM DO ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO

É um absurdo que hoje, com toda a dificuldade orçamentária, sem a perspectiva de envolvimento do país em conflitos internacionais, os jovens do sexo masculino ainda sejam obrigados a se alistarem ao serviço militar. Entendemos que a carreira militar, por sua importância para o Estado, deva ser valorizada e encarada de forma profissional, como já acontece em outros países. Por isso, defendemos o fim do alistamento militar obrigatório

MEIA-ENTRADA EM EVENTOS CULTURAIS E ESPORTIVOS PARA JOVENS ATÉ 24 ANOS.

A meia-entrada em eventos culturais e esportivos serve, sobretudo, para ajudar a formação sócio-intelectual do jovem brasileiro. O atual modelo restringe este benefício aos estudantes, descriminando uma grande parcela de jovens que, por necessidade, são obrigados a largar os estudos e ingressar no mercado de trabalho. Nossa proposta, inclusive, acabará com a atual corrupção gerada pela emissão descontrolada de carteirinhas estudantis. Assim, propomos que a meia-entrada seja garantida através da identificação oficial da idade do beneficiado.

PRIMÁRIAS JÁ!

O PSDB surgiu tendo como uma de suas premissas a democracia interna. A melhor forma de garanti-la é incluir as bases partidárias diretamente no processo decisório da escolha de nossos candidatos majoritários. Por isso defendemos as primárias já nas eleições de 2012.

 O FUTURO COMEÇA AGORA E SE CHAMA JUVENTUDE DO PSDB