Câmara aprova projeto de Tieza que incentiva cooperativas ao empreendedorismo ambiental

Câmara aprova projeto de Tieza que incentiva cooperativas ao empreendedorismo ambiental

10/02/2020 0 Por Tieza Vereadora

A Câmara de Araçatuba aprovou projeto de resolução da vereadora Tieza que autoriza a Mesa Diretora a realizar seminário sobre a organização de cooperativas e o empreendedorismo ambiental, além da implementação em Araçatuba da Agenda 2030, da ONU. Para realizar o evento, o Legislativo poderá firmar parcerias com a iniciativa privada e convidar profissionais especializados.

 

“O empreendedorismo ambiental compreende a utilização das ferramentas de empreendedorismo com o foco na sustentabilidade ambiental, pelo caráter cada vez mais restritivo das políticas ambientais, tendo este ramo expandido e incorporado a diversas organizações, que começam a perceber a importância da sustentabilidade para a manutenção da imagem da marca no mercado”, afirma a vereadora em sua justificativa no projeto.

    

“Acreditamos que a criação de cooperativas na área da reciclagem facilitaria a captação de grande número de materiais que são descartados nas ruas e também produzidos nas residências, no comércio e na indústria, que poderiam ser facilmente reaproveitados pela indústria e que deixariam de poluir, especialmente a água e o solo”, diz a parlamentar em outro trecho do documento.

    

AGENDA 2030
Sobre a implementação da Agenda 2030 da ONU, Tieza lembra que chefes de Estado e de Governo e altos representantes, incluindo do Brasil, reuniram-se na sede das Nações Unidas, em Nova York, entre 25 e 27 de dezembro de 2015, para decidir sobre os novos objetivos de desenvolvimento sustentável global.

    

O grupo chegou a um acordo que prevê, até 2030, “acabar com a fome e a pobreza em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres e meninas; assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais; criar condições para um crescimento sustentável, incluso e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais.”

    

Tieza lembrou que o governo do Estado já nomeou uma comissão, que fixou normas para elaboração do PPA (Plano Plurianual), incluindo a Agenda 2030 entre suas diretrizes. “Achamos importante esta Casa sair na frente e promover debate a respeito das propostas”, disse Tieza.

Foto: Angelo Cardoso/Assessoria de Comunicação da Câmara – 03/10/2020