Tieza: Whatsapp ajuda a ampliar participação popular em audiências públicas

Tieza: Whatsapp ajuda a ampliar participação popular em audiências públicas

02/03/2020 0 Por Tieza Vereadora

A implantação do uso de Whatsapp durante as audiências públicas de finanças e de saúde, realizadas na Câmara de Araçatuba nos dias 27 e 28 de fevereiro, foi destaque na programação da TV Noroeste, de Birigui. Em entrevista à emissora, a presidente da Casa, vereadora Tieza, afirmou que é uma forma de tentar aumentar a participação popular.

“A questão dos cuidados com transparência no serviço público vem tomando corpo a cada ano. Então, é preciso ter sempre esta preocupação. E foi nesse sentido que o corpo técnico da Câmara de Araçatuba teve a ideia de introduzir mais essa alternativa de participação popular”

    
    

SEM INTERESSE
Tieza explica que as audiências públicas são previstas em legislação, mas geralmente não contam com uma grande participação do público. Como o Senado já usa o aplicativo de mensagens durante as prestações de contas, a Câmara de Araçatuba decidiu seguir o mesmo caminho.

“Estamos fazendo isso para abrir a possibilidade, cada vez maior, de as pessoas participarem das coisas públicas”

    

INFORMAÇÃO
Ainda em entrevista à TV Noroeste, que transmite as sessões da Câmara de Araçatuba, Tieza lamentou que vários serviços não chegam aos cidadãos, porque eles não sabem como acessar. A questão da informação é muito importante, segundo a vereadora. A falta dela vai afastando a população e desvirtuando os caminhos.

“Muitas vezes é o poder público que deve dar a resposta, mas a pessoa recorre a outros lugares. É como pegar receita médica em coletivo, com a vizinha, que indica um remédio, porque lhe fez bem. Não é assim que deve funcionar. As pessoas precisam se habituar a se dirigir aos locais que podem, realmente, resolver o problema”

    

CULTURA
A presidente da Câmara lamenta que, no Brasil, não há a cultura de o cidadão se dirigir ao político que o representa ou à instituição que desenvolve políticas que atendem aos seus direitos.

“Às vezes, há uma conversa tão grande sobre desvios, mas a pessoa não vai na audiência pública para ouvir o secretário. Se há dúvidas sobre a aplicação de um recurso, é a oportunidade que o cidadão tem de perguntar”

    

SERVIÇO
O número do Whatsapp da Câmara para as audiências públicas é (18) 99683-0748.

    

Foto e vídeo: TV Noroeste