Tieza visita a EMEB Henny Ferraz Homem

16/02/2012 0 Por Tieza Vereadora

A vereadora Tieza que, desde o início do seu mandato, tem visitado escolas de Araçatuba, esteve na manhã da última sexta-feira (10) na EMEB Henny Ferraz Homem, no Jardim Ipanema. Muito bem recebida pela diretoria, funcionários e professoras, Tieza conheceu toda a escola, inclusive as salas de artes e informática. Convidada a entrar em algumas salas de aula, falou com os alunos e respondeu a interessantes perguntas sobre o papel do vereador e as atividades do mandato. Se a diretora e professoras não “cortassem o papo” a conversa ia longe. A vereadora Tieza ficou encantanda com a disciplina dos alunos, a educação deles e o interesse pela aula, e não poupou elogios à diretora sobre o trabalho ali desenvolvido.

Mas, essa visita tinha outro objetivo; é que em julho do ano passado, a vereadora recebeu uma denúncia de que era impossível usar a quadra de esportes – na verdade um excelente ginásio de esportes – em razão da infestação de pombos. Sua assessoria compareceu naquela ocasião para ver o problema, que foi confirmado, e a vereadora retornou agora para verificar as razões pelas quais aquela situação ainda persistia. Segundo a diretora, inclusive naqueles dias estavam providenciando a contratação dos serviços de colocação de telas para impedir a entrada dos pombos. Também havia chegado ao conhecimento da vereadora que essa situação existia desde 2010. Mas a diretora Jô mostrou-se bastante confiante que agora a Secretaria da Educação iria solucionar definitivamente o problema. Foi dito ainda que o zelador lava e desinfeta regularmente o local e que dentro de uns 20 dias tudo deve estar resolvido. A vereadora retornará à escola, terminado esse prazo, para conferir se a obra foi realizada.

Dados

De acordo com especialistas, os pombos parecem inofensivos mas suas fezes podem transmitir mais de 50 doenças. Um artigo científico sobre o tema, diz que as principais doenças são: criptococose (micose profunda que pode gerar inflamação no cérebro e meninges), histoplasmose e ornitose (infecções pulmonares causadas por fungos), toxoplasmose (infecção celular que ataca vários órgãos, ocasionada por protozoários), salmonela (infecção intestinal ocasionada por bactérias em alimentos contaminados) e psitacose (dor de cabeça, febre alta e calafrios ocasionados por vírus).

Portanto, a presença de pombos é um risco à saúde e a segurança dos alunos e funcionários da escola. Essa pesquisa revelou também a maneira correta de fazer a limpeza de locais com fezes dos pombos ou que tenham restos de ninhos, ovos e penas: molhar o local com água e cloro e deixar no mínimo uma hora. No processo, a pessoa deve usar calça, camisa de manga comprida, botas, luvas e máscara ou um pano úmido sobre o nariz e a boca.