Tieza representou o Legislativo nos 95 anos da Loja Maçônica Tupy
04/02/201502/02/2015
No último sábado (31 de janeiro), representando a Câmara de Araçatuba, a vereadora Tieza (PSDB) participou da solenidade de comemoração dos 95 anos da Loja Maçônica Tupy. Ao lado do Chefe do Executivo, o prefeito Cido Sério, e do Juiz de Direito Antonio Conehero Júnior, representando o Poder Judiciário, a parlamentar acompanhou atenta a leitura da história de fundação da Loja, as referências e reverências aos antecessores e a entrega de medalhas e diplomas de diversas ordens aos membros que, por serviços prestados ou tempo na instituição, foram agraciados com tais condecorações.
Além das autoridades convidadas, várias autoridades maçônicas também estiveram presentes para prestigiar os 95 anos da primeira Loja Maçônica instalada em Araçatuba. Dentre essas autoridades maçônicas destacam-se o Grão Mestre Wagner Sandoval Barbosa e o Secretário de Administração e Finanças, Márcio Pereira, ambos do Grande Oriente do Brasil (GOB) de Santa Catarina; Gerson Magdaleno, Secretário Adjunto de Orientação Ritualística, Cícero Rocholli, representante do Grão-Mestre Adjunto e Marcelo Januzzzi Santos, representante do Grão-Mestre, do GOB de São Paulo; Ademar Moretti Lanza, Presidente da Assembleia Legislativa do Grande Oriente Paulista.
Presidiu a cerimônia o venerável mestre da Loja Tupy, o engenheiro José Luiz Fares, e a comissão responsável pela organização das festividades foi presidida por Luiz Alberto Milanezi.
Não foram poucos os momentos em que os maçons se emocionaram ao longo da solenidade, e não foram poucas as vezes em que enalteceram os valores da instituição e as virtudes de seus integrantes, mas as homenagens ao saudoso Valfor Pereira de Queiroz , falecido em 2011, cujas condecorações foram entregues à viúva Elisabete; e o testemunho de Nilton Godoy Trigo, certamente, ficarão por muito tempo na memória de todos os participantes.
Foram distribuídos como lembrança dos 95 anos de fundação da Loja Tupy, um chaveiro com o símbolo da Maçonaria e um exemplar do livro Uma breve história da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Tupy: seus primórdios e sua gente, de autoria de Luiz Alberto Milanezi, que assim descreve a Sessão de Fundação:
“A Sessão de Fundação da Augusta e Respeitável Loja Provisória Tupy, foi realizada no dia 29 de janeiro de 1920, quinta-feira, Ã s 20,00 horas, no Oriente de Araçatuba, município e comarca de Penápolis. Os trabalhos se desenvolveram sob a Presidência do Irmão Antonio Serpa Sobrinho, que foi convidado para esse fim. Os demais cargos foram designados pelo Irmão Mestre de Cerimônias, Theodomiro Carrilho, conforme entendimento prévio, o que lhe possibilitava que a Loja ficasse devidamente composta.
Compareceram a esta Sessão 18 Irmãos, ou seja, os 14 irmãos Fundadores, mais os Irmãos: Elias Rahal, Grau 18, nacionalidade síria, comerciante; Manuel de Senna Cardoso, Grau 3; Pipino Melchiore, Grau 3, nacionalidade italiana, comerciante e Agérico Elias Pinheiro, Grau 3, nascido em 1886, nacionalidade brasileira, funcionário público”.
A vereadora Tieza, em seu pronunciamento, referiu-se à honra do convite, à alegria de ter sido nomeada pela presidência do Legislativo para representar a Câmara nessa solenidade e a importância dessa entidade para a cidade, por suas ações junto à sociedade.
Para reverenciar a memória dos primeiros obreiros e saudar os que hoje dão continuidade a esse propósito milenar, a parlamentar recorreu a dom Helder Câmara e terminou seu breve discurso dizendo: “Se é graça Divina começar bem; a graça das graças é persistir na caminhadaâ€.
Fonte: Assessoria da vereadora Tieza // Fotos: Angelo Cardoso (Câmara de Araçatuba)