Tieza participa de seminário em Prudente que discute municipalização do trânsito

Tieza participa de seminário em Prudente que discute municipalização do trânsito

26/04/2019 0 Por Tieza Vereadora

Na foto acima, Tieza ao lado de Mazzaropi durante o evento, além de Consoni e Frare

    

A vereadora Tieza participou, na quinta-feira (25/04), do 16º Seminário de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte promovido pelo Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em Presidente Prudente (SP).

    

O evento teve o objetivo de discutir a municipalização e educação para o trânsito nas cidades de todo o País. Sempre atenta às questões que envolvem a mobilidade urbana, Tieza considerou importante a participação no seminário.

    

GASTOS
Segundo o presidente da Adimtran (Associação de Dirigentes Municipais de Transporte e Trânsito), André Luiz Mazzaropi, que coordenou o seminário, oito milhões de pessoas estiveram envolvidas em acidentes de trânsito em 2017, resultando em um gasto de R$ 450 bilhões ao SUS (Serviço Único de Saúde).

    

Mazzaropi, que foi assessor da equipe responsável pela elaboração do Código Brasileiro de Trânsito, lamenta que a educação de trânsito nas escolas, prevista na legislação, não é cumprida, o que ajudaria muito a diminuir a quantidade de acidentes.

    

“Não adianta as administrações públicas investirem em sinalizações verticais, horizontais, tecnologia e se esquecerem da educação básicas nas escolas, que é o principal”, afirmou. Mazzaropi espera que a Procuradoria-Geral da República e o Ministério Público busquem o cumprimento da lei a partir deste ano.

    

Mazzaropi destacou a importância da presença de Tieza no seminário, principalmente por ser presidente da Câmara. Também estiveram presentes o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Araçatuba, Ernesto Tadeu Consoni, e o assessor-executivo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Reginaldo Frare.

    
    

PREOCUPANTE
Tieza alertou para um dos dados apresentados por um palestrante: dos recursos do SUS liberados para Araçatuba em 2017, 81% foram consumidos em atendimentos a acidentes de trânsito.

    

“Isso é muito preocupante e nos alerta para que medidas sejam adotadas com urgência para reverter os dramáticos números que atingem o setor”, avaliou a vereadora. “Precisamos urgentemente rever nossos conceitos e atitudes com relação ao trânsito.”

    

Fotos: Assessoria da vereadora Tieza – 25/04/2019