Plantio de árvores nativas no Dona Amélia

Plantio de árvores nativas no Dona Amélia

11/03/2017 0 Por Tieza Vereadora

A última semana foi de muitas novidades e atividades. Empossada como secretária de Cultura no dia 28 de fevereiro, Tieza, hoje vereadora licenciada, teve vários desafios já em seus primeiros dias na nova função. Um desses desafios foi dar continuidade à programação da semana do Dia Internacional da Mulher, elaborada por ela (na ocasião representando a Câmara Municipal) juntamente com outras secretárias, presidente do Fundo de Solidariedade e representantes de algumas entidades.  Desde segunda-feira (6) que a Prefeitura, Câmara e secretarias realizaram várias atividades para reverenciar e homenagear as mulheres que, apesar de muito a conquistar, vêm ocupando crescente espaço na vida pública e no mundo privado. 

Dentre tudo o que foi feito, Tieza destaca com carinho o plantio de 40 árvores nativas por 40 mulheres, realizado no bairro Dona Amélia, na quarta-feira, 8, por volta das 9 horas, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Turismo. Não apenas o secretário Petrônio Lima mas também sua assessoria, se envolveu com grande entusiasmo nessa importante atividade, plantando árvores num local onde, há pouco tempo,  havia um lixão a céu aberto. “Se não fosse a mobilização das mulheres da redondeza, certamente ali ainda teria um monte de lixo”. Para Tieza, é importante que a mulher mostre sua capacidade de fazer do mundo um lugar melhor para se viver. “É claro que gostamos de flores e bombons, mas árvores ficarão para que as pessoas e o planeta possam desfrutar de lazer e de um ambiente mais saudável.”

A ideia de plantar árvores é para que o Dia Internacional da Mulher tenha uma programação diferente, que coloque em prática boas ações, fazendo delas exemplo para todos. “Plantar árvores também é cultura, porque estamos mostrando às pessoas, principalmente as mais jovens e às crianças, a necessidade de ter enraizada no nosso cotidiano, por várias gerações, o hábito de colaborar com a natureza.”

A programação estendeu-se para além do plantio. Também houveram apresentações musicais na prefeitura, homenagem no Parlamento, palestras (como a do Sindicato dos Contabilistas), orientações em saúde e beleza, feira de artesanato, encontros e seminários.  A praça Rui Barbosa foi palco de várias atividades e Senac, Sebrae e Academia Araçatubense de Letras também integraram o vasto programa.