Tieza marca presença no lançamento da biografia “Genilson Senche – Homem de Ideias e Ação”
21/12/2011Inúmeras pessoas entre familiares, políticos, autoridades, jornalistas, velhos amigos e empresários compareceram na manhã do último sábado (18), nas dependências da Folha da Região, para prestigiar o lançamento do livro “Genilson Senche – Homem de Idéias e Ação”. De autoria do jornalista Arnon Gomes, a biografia conta a trajetória desse menino de origem humilde que soube dar asas à sua inteligência e construiu um dos maiores e mais importantes jornais do interior paulista.
Quer como líder estudantil ou jornalista, quer como empresário ou homem público, quer como advogado ou professor, na política e na história de nossa cidade, há uma pitada da sua ousadia, obstinação e energia para o trabalho, aspectos muito bem captados e transcritos de maneira simples, didática e interessante pelo autor da obra.
Deixou tudo isso muito jovem, em 2001, com 54 anos de idade, vítima de câncer. Sua esposa, Ana Eliza Assis Lemos Senche, que já cuidava da parte administrativa do jornal, deu continuidade ao empreendimento – Folha da Região – que é motivo de orgulho para a cidade pois, em pouco tempo, transformou-se num dos maiores e mais respeitados jornais do interior paulista. Cada um à sua maneira, os quatro filhos: Luiz Augusto, José Henrique, Marco Antônio e Ana Cristina, ajudam a mãe a conduzir a empresa que nasceu como um pequeno jornal e hoje abriga, além do próprio jornal impresso, moderna gráfica, editora e canal de TV. Tudo fruto da coragem, determinação, visão de negócios e disposição para o trabalho, sempre presente na vida de Genilson Senche.
Embora Genilson tenha se destacado nas diversas atividades que exerceu, não há dúvida de sua importância como político; aliás parece que respirava política. Esta cidade poucas vezes viu um orador como ele e não havia um que não parasse para escutá-lo, comentou a vereadora Tieza, na entrevista concedida ao Canal 21, que fazia a cobertura completa do evento.
Discursos emocionados, proferidos pelo seu grande amigo, o também jornalista Jorge Napoleão Xavier, pelo autor da obra Arnon Gomes e por seu um dos filhos de Genilson, José Henrique, o Petito, que falou em nome da família, anteciparam alguns aspectos contidos no belo livro de capa dura, com 187 páginas, 8 capítulos, muitas fotos, registro de fatos e depoimentos que marcaram a trajetória dessa grande figura de nossa história.