Tieza homenageia professora voluntária que ensina caligrafia japonesa com pincel
26/11/2019O trabalho voluntário realizado em Araçatuba pela professora japonesa Etsu Ito, ensinando shodo, a arte da caligrafia com pincel, levou a vereadora Tieza a homenageá-la, com um voto de aplauso, na sessão de segunda-feira (25/11).
Etsu, que está no Brasil desde fevereiro de 2018 e deve retornar ao Japão em dezembro, ensina a arte milenar no Centro de Difusão da Língua Japonesa, da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba.
O shodo é uma criação chinesa que foi introduzida no Japão pelo budismo, sendo mais difundida a partir do século 6; tem um lugar especial no Tokinoma, a sala de artes de uma residência japonesa tradicional.
Etsu nasceu em Tóquio e começou a estudar o shodo aos 5 anos de idade, com a mãe, também professora. Ela é certificada como instrutora pela Associação Senshin, que faz parte da Associação Toho de Shodo, ambas no Japão.
A homenageada e seu marido, Takeshi Ito, estiveram na Câmara de Araçatuba durante a leitura do voto de aplauso. O casal estava acompanhado de familiares e amigos.
Em seu discurso, Tieza afirmou que o voto de aplauso foi uma sugestão do oftalmologista Akira Hayashida, do Nipo, que lhe contou sobre o trabalho espetacular realizado por Etsu.
“Ficamos encantados, porque somos muito próximos da colônia japonesa. E receber uma artista com tanto talento não pode passar sem uma boa lembrança da comunidade araçatubense. Escrever desta forma é uma arte”
Fotos: AG Cardoso/Assessoria de Comunicação da Câmara – 25/11/2019 e divulgação
Vídeo: TV Câmara
LEIA TAMBÉM: Caligrafia japonesa no pincel: Tieza entrega voto de aplauso a professora voluntária