Tieza faz homenagem aos 50 anos da Comunidade do Imaculado Coração de Maria, no Rosele

Tieza faz homenagem aos 50 anos da Comunidade do Imaculado Coração de Maria, no Rosele

11/12/2019 0 Por Tieza Vereadora

Na foto acima, quatro representantes da comunidade: Nézio e Lucidalva Frederico, Geraldina Santana Araújo (Dina) e Deoclides Rodrigues Salomão, na frente da capela e centro comunitário

    

Os 50 anos de fundação da Comunidade do Imaculado Coração de Maria, no Jardim Rosele, foram lembrados pela vereadora Tieza na sessão da última segunda-feira (09/12), com a aprovação pela Câmara de um voto de aplauso. A entidade, que reúne capela e centro comunitário, na rua Wandenkolk, 3.126, foi um marco no desenvolvimento do bairro.

    
      

Ao discursar, Tieza lembrou dos anos que atuou como assistente social do Estado ao lado daquela comunidade. E destacou a presença de representantes do grupo durante a sessão, como Geraldina Santana Araújo, a dona Dina, de 77 anos, que atua desde o início.

    
Tieza participou da instalação de nova pedra fundamental em homenagem ao jubileu de ouro após missa celebrada pelo padre José Arnaldo (abaixo)
    

Em um vídeo, preparado pelo gabinete de Tieza, dona Dina, Lucidalva de Souza Frederico, Nézio Frederico e Deoclides Rodrigues Salomão representaram a comunidade, contando um pouco de sua participação nesta história de sucesso.

“É uma paixão de trabalho que realizam, e aprendi a admirar. Até hoje a gente lembra dos grandes avanços e conquistas com essa parceria entre a Igreja e o serviço comunitário”

    
Os padres Rodney (esq.) , que é o pároco responsável pela capela; José Arnaldo, que presidiu a celebração, e Edgar
Procissão antecedeu a missa em homenagem aos 50 anos da comunidade
    

HISTÓRIA
Como o Rosele era um dos bairros mais afastados da área desenvolvida do município, um grupo de jovens da Congregação Claretiana da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, no Paraíso, sob orientação dos padres Irineu Ferreira e Renato Masotti, realizou uma pesquisa entre os moradores para saber quais seriam as principais necessidades.

    
    

Naquele tempo, o Rosele tinha poucas ruas de terra, não havia luz elétrica ou mesmo redes de água e esgoto. A comunidade era formada, em sua maioria, por trabalhadores rurais, chamados de boias-frias.

    
Acima, o prefeito Cuiabano e o bispo Koop participam da instalação de energia elétrica no bairro; abaixo, inauguração do centro comunitário, no dia 22 de agosto de 1971
    

Essa mesma pesquisa apontou a falta de um lugar para o povo rezar, discutir seus problemas e realizar atividades de lazer, surgindo, então, a ideia do centro comunitário em uma capela.

    
Tieza participa de reunião com o padre Rodney e membros da comunidade

A pedra fundamental que deu origem à  Comunidade do Imaculado Coração de Maria foi instalada pela Congregação Claretiana no dia 8 de dezembro de 1968.

    
    

MUTIRÃO
O prédio foi construído com a ajuda dos próprios moradores, em sistema de mutirão e apoio da Prefeitura. A inauguração aconteceu no dia 22 de agosto de 1971, com as presenças do então prefeito João Batista Botelho, o Cuiabano, e do bispo Dom Pedro Paulo Koop, que também estiveram na implantação da rede elétrica na localidade.

    
    

Entre as conquistas da comunidade estão uma creche, que funcionava em horário diferenciado para atender filhos dos boias-frias, na rua Celestino dos Santos Esgalha, 469, entre a Wandenkolk e a Pedro Grassi.

    

A Emeb Maria Aparecida Pimentel Ferraz funciona até hoje no bairro, mas, devido à  quantidade de crianças atendidas, precisou mudar de endereço, indo para a rua Noel Rosa, 497. No espaço original, ao lado do clube do Seca (Sindicato dos Empregados no Comércio de Araçatuba), está instalada hoje a Arca (Associação de Reinserção Social de Crianças e Adolescentes de Araçatuba).

    
Acima, inauguração da creche para filhos de boias-frias; unidade existe até hoje no Rosele, mas mudou de endereço. Espaço original (foto abaixo) abriga hoje a Arca, entidade de assistência a crianças e adolescentes
    

Outras conquistas importantes da comunidade foram a implantação da rede elétrica, horta comunitária, Consórcio de Filtros de Água e cursos profissionalizantes, em parceria com as secretarias de Estado da Promoção Social e Relações do Trabalho, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e LBA (Legião Brasileira de Assistência, já extinta).

    

NOVA PEDRA
Em comemoração ao jubileu de ouro, uma nova pedra foi instalada na entrada da capela, no último domingo (08/12), após procissão e missa, com as presenças dos padres Rodney César Mendes, que é o pároco responsável, José Arnaldo (que presidiu a celebração), Sidney, Mauro e Edgar.

    
Inauguração da nova pedra fundamental, na entrada da capela
Nézio, Lucidalva, Geraldina e Deoclides contaram suas histórias em um vídeo
    

Fotos: Zemarcos Taveira/Assessoria da vereadora Tieza – 28/11/2019 e 08/12/2019
Vídeo: TV Câmara e Zemarcos Taveira

    

ENTREGA DO VOTO DE APLAUSO
Tieza participou da missa realizada na capela, no último dia 15 de dezembro, e entregou o voto de aplauso. O padre Valdir Piva recebeu a honraria em nome dos Missionários Claretianos; dona Dina recebeu a homenagem em nome da comunidade.

    
    

Fotos: Zemarcos Taveira/Assessoria da vereadora Tieza – 15/12/2019