Tieza faz homenagem ao juiz aposentado João Gomes Guimarães Filho

Tieza faz homenagem ao juiz aposentado João Gomes Guimarães Filho

18/03/2020 0 Por Tieza Vereadora

A vereadora Tieza fez uma homenagem ao juiz aposentado João Gomes Guimarães Filho, que faleceu no último dia 10, aos 90 anos. O voto de pesar foi lido durante a sessão da Câmara de Araçatuba de segunda-feira (16/03) .

    

Ele deixou os filhos Eduardo e Marcos, do casamento com Ester de Sena Guimarães, falecida em 2003; os netos Rodrigo, Diego, Daniel, Tiago e Marcos; os bisnetos Ryan, Lara e Agne; a atual esposa, Maria Helena Alves; e os enteados Guto, Ricardo e Cris.

    
    

QUARTEL
Guimarães Filho nasceu em Lins, mas sua família passou a morar em Araçatuba quando ele tinha 5 anos. Profissional muito respeitado e de postura séria, atuou como juiz de direito por cerca de 30 anos no Mato Grosso, chegando a morar ao lado de um quartel do Exército como medida de segurança.

    

Ao se aposentar como magistrado, profissão que considerava a realização de um sonho, passou a advogar em Araçatuba, onde atuou por muitos anos, até também se aposentar na carreira, perto dos 80 anos de idade.

    

CRECHE
Seu pai, João Gomes Guimarães, fundou, em 1956, a Creche Santa Clara de Assis, para atender crianças carentes. A unidade funciona até hoje, no bairro Vila Bandeirantes, como instituição filantrópica conveniada com a Prefeitura.

    

João Gomes Guimarães foi homenageado pelos serviços prestados a Araçatuba, batizando uma rua que passa pelos bairros Jussara e Esplanada. Ele e o filho sempre foram muito religiosos e ajudavam diversas instituições.

    

EXEMPLAR
Em seu discurso, Tieza lamentou o falecimento de Guimarães Filho, a quem considerava um exemplo de profissional e ser humano.

“É com muita tristeza que a gente faz este voto de pesar. Mesmo não trabalhando como juiz em Araçatuba, dr. João nunca deixou de ser Araçatuba. Foi um exemplo não apenas para sua família, mas para seus colegas juízes e advogados e nossa comunidade”

    

MENSAGEM
Tieza também leu uma mensagem do diretor da 2ª Região Administrativa Judiciária – Araçatuba, juiz Emerson Sumariva Júnior, ao amigo Guimarães Filho, a quem definiu como “magistrado exemplar”. “Quando eu cheguei em Araçatuba, em 1991, embora ele já estivesse aposentado, foi um dos magistrados que me recebeu com muito carinho e amparo”, escreveu Sumariva.

    

“Embora ele não tenha sido juiz aqui no Estado de São Paulo, mas já aposentado, me recebeu em Araçatuba de braços abertos e sempre me auxiliou. Fica a saudade de uma pessoa que deixou bons frutos”, continuou Sumariva. “Dr. João será lembrado pela maneira dinâmica, o cuidado e o respeito por todos os seres humanos. É mais um espírito protetor que teremos no plano espiritual para nos auxiliar nesta caminhada evolutiva no planeta Terra”.

    

Fotos: Angelo Cardoso/Assessoria de Comunicação da Câmara – 16/03/2020 e álbum de família
Vídeo: TV Câmara