Tieza deixa Cultura e vai disputar presidência da Câmara

Tieza deixa Cultura e vai disputar presidência da Câmara

22/11/2018 0 Por Tieza Vereadora

A vereadora Tieza deixará os comandos das secretarias de Cultura e Turismo e retornará à Câmara de Araçatuba no próximo dia 3 de dezembro com um objetivo: ser eleita presidente da Mesa Diretora. “Eu não vou abrir mão da minha candidatura à Presidência da Câmara. Eu me sinto neste direito”, afirmou em entrevista na última sexta-feira (16/11) ao radialista Marco Serelepe, no programa Cidade Aberta (Cultura FM).

Os vereadores se reúnem no dia 10 de dezembro para eleger quem vai comandá-los nos próximos dois anos. Na última eleição, Tieza deveria ter sido escolhida, mas um dos parlamentares mudou de ideia, no momento da votação, escolhendo Papinha, que acabou vencendo. Tieza poderia ter sido eleita se tivesse votado em si mesma, mas cumpriu sua palavra dada ao grupo e votou em Papinha.

ASSISTA AO VÍDEO

 

ARTICULAÇÕES
Sobre as articulações para esta eleição, Tieza afirma que começam agora, com seu retorno para o Legislativo. “Vários vereadores já me ligaram. Eu falei com alguns para combinarmos conversar a respeito”, afirmou na entrevista.

“O Papinha me ligou e eu já pedi voto (risos). Eu não vou abrir mão da minha candidatura à Presidência da Câmara. E vou conversar com todo mundo. Estou lutando bastante e vou lutar para ser presidente da Câmara e deixar um trabalho diferenciado lá.”

PROJETOS
Sobre projetos, caso seja eleita presidente, Tieza adiantou que um deles seria aproximar o povo da Câmara, ter a presença das pessoas com mais frequência e interesse. “Existe a escola do Legislativo, que acho um projeto espetacular. É possível trazer as pessoas para a Câmara; é possível trazer as pessoas para conversar sobre os projetos que tramitam nas comissões.”

Para a vereadora, é preciso criar algum mecanismo para atrair a juventude, “porque são eles que estarão lá daqui a pouco”. “Precisamos estreitar mais a relação da Câmara com as instituições e a comunidade. Sabemos de experiências que deram certo neste sentido, e eu já estou fazendo contato com algumas delas”, disse.

BALANÇO
Tieza afirmou que deixa as pastas (Cultura e Turismo) muito triste, pois trabalhou bastante. “Sobre a Secretaria de Cultura, vou deixar muito melhor do que encontrei”, destacou, criticando a gestão petista. “Deixo a secretaria muito mais organizada, a cultura muito mais respeitada e os artistas muito considerados”.

O Conselho de Cultura foi um dos destaques do trabalho de Tieza. “Batalhamos bastante para compor o conselho à altura dos artistas de Araçatuba”, afirmou.

“O patrimônio histórico também é uma área muito importante. A gente deu encaminhamento a bastante coisa. A regularização da ocupação das casas da Vila Ferroviária, por exemplo.”

SURPRESA
Tieza lembrou que Dilador não queria que ela saísse do comando das pastas. A decisão foi uma surpresa.

“A gente já vinha falando sobre isso havia muito tempo, mas estávamos postergando, porque estava dando certo: o Dilador satisfeito de lá e eu apaixonada de cá”, explicou Tieza. “Então, me ocorreu que estávamos chegando ao fim da legislatura e teria eleição da Câmara para presidente. Eu acho que é justo eu disputar esta eleição; tenho projetos para a Câmara.”

Tieza destacou também que foi eleita para ser vereadora e a presidência da Câmara “é uma contingência que pode acontecer ou não”. “Eu fui para a secretaria para atender uma situação de emergência”, lembrou. Seu substituto na Cultura só deve ser escolhido em 2019.

  • Foto: AG Cardoso/Câmara