Tieza à  Rádio Câmara: ‘Volto com mais compreensão do mundo do Executivo’

Tieza à  Rádio Câmara: ‘Volto com mais compreensão do mundo do Executivo’

07/12/2018 0 Por Tieza Vereadora

A vereadora Tieza, que retornou ao Legislativo na última segunda-feira (03/12), afirmou à  Rádio Câmara que o período de 20 meses em que comandou as secretarias de Cultura e Turismo a ajudou a compreender mais o mundo do Executivo.

    

Em entrevista ao jornalista João de Paula, Tieza fez um balanço do seu trabalho e falou sobre projetos caso seja eleita presidente da Mesa Diretora da Câmara. A eleição acontece nesta segunda-feira (10/12).

    

“Foi difícil resolver voltar, como foi muito difícil deixar a Câmara”, explicou a parlamentar. Segundo ela, as funções como secretária e vereadora são completamente diferentes.

“Aqui (no Legislativo) é sempre muito mais reservado; depende muito da gente, você é meio que dono do seu pedaço. No Executivo é diferente: apesar de toda liberdade para trabalhar, você está subordinada ao prefeito”

    

Tieza afirmou que ficou apaixonada pela Secretaria de Cultura. Ela assumiu a pasta em março de 2017 para atender a uma emergência.

“Imaginei que fosse alguma coisa de quatro a seis meses. Foi difícil deixar o mandato”

    
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
    

COBRANÇAS
Sobre as cobranças, Tieza explicou que são diferentes.

“O Executivo é aquele que faz; é a vitrine. Na Câmara, o resultado do seu trabalho atinge as pessoas de maneira diferente”

    

Tieza comentou ainda que a Cultura é uma área em que há um desgaste maior do que no Legislativo.

“Por mais que nós nos esmerássemos, havia um grupo da crítica. O carnaval é um exemplo clássico. Agrada uns, mas não agrada outros. A crítica de quem não gosta é muito rígida. Mas temos que oferecer. É uma festa popular que faz parte da nossa história”

    

No Legislativo, compara ela, também há os prós e os contras, mas a intensidade é diferente; o grupo que faz a oposição é diferente.

    

TURISMO
Tieza avalia ter deixado a Cultura muito melhor do que a encontrou. Ao longo da caminhada, assumiu também a Secretaria de Turismo.

    

No Turismo, Tieza lembrou do trabalho para que Araçatuba fosse reconhecida como MIT (Município de Interesse Turístico). O processo aguarda da Alesp (Assembleia Legislativa de SP).

    

RETORNO
Tieza decidiu retornar à  Câmara ao perceber que faltavam apenas quatro sessões para acabar o ano e que gostaria de concorrer à  presidência da Mesa Diretora.

“Estou muito feliz em voltar. Volto com mais compreensão do mundo do Executivo”

    

Sobre a eleição da Mesa Diretora, Tieza afirmou que está no processo de disputa da presidência.

“Nós não fomos eleitos para ser presidente da Câmara; fomos eleitos para ser vereadora. A questão de assumir a presidência é um up neste serviço”

    

Tieza explica que gostaria de ser presidente da Câmara para realizar alguns projetos, tornar o Legislativo mais encorpado, mas próximo da comunidade.

“Nós somos a casa do povo e raramente temos o povo dentro desta casa. Tenho certeza que podemos empreender ações que aproximam muito mais o povo, os jovens, os estudantes da Câmara de Araçatuba”

    
João de Paula
    
Márcio Paiola
    

Fotos: Zemarcos Taveira/Assessoria da vereadora Tieza