Reunião discute combate a infestação de pernilongos em bairros de Araçatuba

Reunião discute combate a infestação de pernilongos em bairros de Araçatuba

16/05/2020 0 Por Tieza Vereadora

Na foto acima, parte do grupo que se reuniu na Prefeitura

    

No início de abril, a vereadora Tieza começou a receber várias reclamações de moradores em residências e até em apartamentos localizados na Vila Mendonça, Centro, Vila São Paulo e Jardim Sumaré, sobre infestação de pernilongos. Várias dessas reclamações tinham fotos e vídeos anexados.

    
    

A parlamentar enviou, então, ofício ao prefeito Dilador, relatando a situação e pedindo providências; e entrou em contato com a Secretaria de Saúde e Sucen. Para a Sucen, Tieza sugeriu a realização de estudos, tendo em vista que a situação era grave em termos da quantidade de pernilongos e muito preocupante em relação à dengue.

         

A parlamentar acompanhou o trabalho realizado pelos dois órgãos: Secretaria da Saúde e Sucen. No último dia 6, recebeu resposta da Sucen, com o resultado da análise técnica efetuada, análise essa que apontava para a urgência das medidas que a Prefeitura e a Samar deveriam tomar para combater os focos encontrados, principalmente entre as avenidas Valdir Filizolla de Morais e dos Estados; o córrego Café Filho (próximo à rua Marcos Toquetão), o final da rua Bahia com Rua Antônio Lino e no Parque Ecológico do Baguaçu. Apontava ainda o documento a necessidade de “manutenção das margens dos córregos e lagoas, mantendo-as livres de vegetação, a fim de não ocorrer água parada, que poderia abrigar as formas imaturas desses insetos. Essa limpeza poderia se estender para os córregos, lagos e lagoas de toda a cidade, pois a possibilidade de que isso esteja ocorrendo em outros locais é grande e não só nos pontos amostrados”.

    
Foto enviada à vereadora mostra vários pernilongos mortos no chão de residência
    

O material recebido foi encaminhado pela vereadora Tieza ao prefeito, em 8 de maio. Na última sexta-feira (15/05), uma reunião com representantes das secretarias municipais da Saúde e de Meio Ambiente, GS Inima-Samar e Sucen definiu as ações para combater a infestação de pernilongos que vem atormentando e preocupando moradores de vários bairros de Araçatuba. Nebulização, identificação de vazamentos e eliminação de pontos de esgoto correndo a céu aberto, vazamentos de esgoto, limpeza da vegetação às margens de córregos e lagoas e aplicação de veneno são algumas das ações previstas para combater o problema.

    
Técnico da Sucen faz coleta de água no Parque Ecológico Baguaçu, onde há vegetação nas margens que favorecem o surgimento de água parada
    

Para Tieza, não há dúvida de que boa parte dos problemas encontrados estão associados ao “relaxo daqueles que jogam lixo em qualquer lugar – inclusive nas margens de nossos córregos –, e deixam seus imóveis, muitos deles com piscina, cheios de mato e sujeira.”

    

Fotos: Divulgação – 15/05/2020 e Sucen