Projeto de Tieza obriga descarte correto de recicláveis e latinhas
09/09/2019A experiência com a coleta de cartelas vazias de remédios pela Câmara serviu de inspiração para a vereadora Tieza apresentar um projeto que obriga o descarte correto de embalagens recicláveis de alimentos e bebidas consumidos em estabelecimentos comerciais, eventos públicos e privados da cidade. A proposta já está tramitando no Legislativo.
Além de comprometer a vida útil do aterro sanitário, não recolher esse material de forma adequada deixa de dar oportunidade a muitas pessoas que sobrevivem como coletores, explicou a parlamentar em entrevista, no último dia 2, Ã jornalista Suzy Faria, na Rádio Câmara.
“Às vezes, há evento grande que serve muita bebida em lata, e as pessoas descartam de forma irregular, misturando até em lixo orgânico”
O projeto de Tieza abrange todos os locais onde são servidas bebidas em lata ou pet, o que inclui de restaurantes a salões de festas. A vereadora lembrou, por exemplo, do Arraiá da Solidariedade, um grande evento público de Araçatuba, que reúne milhares de pessoas. Se a proposta virar lei, a própria Prefeitura terá de seguir as novas regras.
Ainda segundo Tieza, a fiscalização deverá ser feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou Vigilância Sanitária. A decisão será do prefeito Dilador Borges, ao regulamentar a lei, definindo também o valor da multa.
LEIA TAMBÉM: Câmara aprova projeto de Tieza que obriga descarte seletivo de recicláveis
- Foto: Zemarcos Taveira/Assessoria da vereadora Tieza – 02/09/2019