Projeto contra importação de lixo é aprovado

Projeto contra importação de lixo é aprovado

16/03/2013 0 Por Tieza Vereadora

Integrantes do Movimento Unidos por Araçatuba (contra o lixão) compareceram em grande número na 6ª sessão ordinária (11/03), para acompanhar a votação do projeto de lei de autoria dos vereadores Tieza, Arlindo Araújo, Edna Flor e Carlinhos do 3º DP, que proíbe a importação de resíduos e rejeitos de qualquer natureza de outras cidades.

    

A votação do projeto de lei na sessão do dia 11 de março foi possível, porque um requerimento da vereadora Tieza e dos demais vereadores autores do Projeto, que solicitava a apreciação do projeto em regime de urgência, foi aprovado. Não fosse esse requerimento, o projeto seguiria a tramitação normal na Câmara e poderia demorar para ser apreciado.

    

Por fim, o projeto de lei impedindo que outras cidades tragam para cá todo o seu lixo, exceto os materiais que podem ser reutilizados e reciclados, foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do prefeito Cido Sério. Caso o prefeito resolva vetá-lo, o projeto volta para a Câmara para nova votação, e será necessário que pelo menos sete, dos 12 vereadores, votem contra o veto do prefeito.

    

A vereadora Tieza, ao usar a tribuna, agradeceu – como araçatubense – o trabalho do “Movimento Unidos por Araçatuba” e disse que se não fosse o Movimento, a importação de lixo certamente  já estaria aprovada porque o prefeito deu carta branca à empresa para se instalar aqui. Sobre o projeto, apontou algumas de suas inúmeras falhas e imperfeições e reafirmou o quanto esse empreendimento é arriscado, temeroso e prejudicial à nossa cidade, sob diversos aspectos. Por fim disse que mesmo que a Cetesb conceda o licenciamento, cabe ao município decidir se tem interesse e se precisa desse aterro.

    

A vereadora Tieza terminou assim, o seu pronunciamento: “nós não queremos esse lixão aqui; nós não precisamos desse lixão aqui.”

    

Foto: Angelo Cardoso 11-03-2013