Por onde andamos em agosto?

Por onde andamos em agosto?

31/08/2015 0 Por Tieza Vereadora
Foto: GabVerTieza - 22.08.2015 - Encontro com Deputado Federal Bruno Covas

Foto: GabVerTieza – 22.08.2015 – Encontro com Deputado Federal Bruno Covas

As atividades externas da vereadora Tieza costumam ser intensas, e em agosto isso não foi diferente. Logo nos primeiros dias do mês (5), um grave vazamento no Minha Casa Minha Vida do bairro Águas Claras, assustou a vereadora que solicitou a presença de técnicos da Samar, que se surpreenderam com o que viram: uma grande quantidade de água jorrava de uma tubulação há mais de um ano. Enquanto ocorria esse desperdício criminoso, os moradores ficavam sem água em suas casas. Uma prestadora de serviços é que abria e fechava o registro, sem o conhecimento da Samar, que após solucionar o problema, ficou de tomar as providências em relação à empresa. “Os moradores estavam muito felizes porque tudo ficou resolvido, e rapidamente. Segundo eles, aquela situação ocorria há mais de ano e era do conhecimento de autoridades da prefeitura e da Câmara, que estiveram no local, sem contudo por fim àquele absurdo”, comentou a vereadora com funcionários da Samar, ao procurá-los para os agradecimentos. O vídeo gravado por assessor da vereadora mostra o tamanho do desperdício. 

E durante visitas realizadas no mesmo bairro, nos dias que se seguiram à essa intervenção sobre o vazamento de água, o descarte irregular e indiscriminado de lixo no passeio público e nas imediações da rua Wilson Fernandes Mendes , revoltava os moradores. Eles mesmos acabaram arrastando tubos de concreto, que estavam abandonados no local, para impedir o acesso de caminhões e outros veículos que despejam ali todo o tipo de lixo, inclusive animais mortos. A vereadora Tieza e os moradores definiram ações para por fim a essa prática, dentre elas, a instalação de placas de advertência.

 

 

E, por falar em lixo, no dia 6 de agosto, Tieza participou de reunião na Casa do Advogado para debater, com representantes de várias entidades, o processo de licenciamento do aterro sanitário que a Estre pretende instalar na Prata. A parlamentar é contrária à instalação desse empreendimento e tem realizado várias ações para impedir que isso ocorra naquela região. Pela manhã desse mesmo dia, Tieza visitou o bairro Nova Iorque, para verificar os serviços realizados na rua Jorge Corrêa, onde existe uma enorme cratera que abriu por falta de obras de drenagem de águas pluviais. Na conversa com moradores Tieza disse que sabia “que o que foi feito está longe de resolver o problema mas já amenizaa o risco e a preocupação”. De moradores ela ouviu que “há muito tempo isso nos preocupa mas sabemos que foi a sua persistência, Tieza, que fez com que a prefeitura realizasse, ao menos, essa proteção das laterais”. A parlamentar deixou o local se comprometendo a retornar para acompanhar a finalização, ao menos, do que estavam executando.

 

 

Na terça-feira (11), Tieza retornou ao Águas Clara, desta vez para verificar o estado de uma nascente que existe no final do bairro. Preocupada com a escassez de água, a vereadora solicitará à prefeitura a providências para proteger o lugar. Placas advertindo sobre a proibição de jogar lixo, o Conselho de Meio Ambiente e o Zoológico Municipal, e o problema dos aquecedores solar do Atlântico, foram os assuntos tratados no gabinete no período da tarde desse dia.

A caminhada pelo bairro São Vicente, onde poucos problemas de infraestrutura foram identificados, e a presença no Encontro “Gestores da Paz”, que ocorreu no auditório do Senai, foram as principais atividades da quarta-feira (12).

E a primeira quinzena de agosto terminou com a visita de boas vindas à nova dirigente de Ensino, Sueli Bonfietti, realizada pela vereadora Tieza, na companhia do suplente de deputado do PSDB Dilador Borges, que também acompanhou a parlamentar no Santana, durante caminhada que o gabinete fez pelo bairro, no período da tarde. Registre-se ainda a presença de Tieza na reunião ocorrida no Ministério Público, para tratar do grande problema que a cidade enfrenta com moradores de rua e marginais, que vêm ocupando as praças públicas e aterrorizando as pessoas que residem ou trabalham no entorno desses espaços comunitários. Na tarde do dia 15 (sábado), uma reunião com praticantes do Le Parkour, na praça João Pessoa, debateu a conveniência da prática dessa atividade no espaço concedido pela prefeitura – a Praça Cacique Valvim, no bairro Higienópolis –, decisão que está desagradando a comunidade.

No dia 16 de agosto, início da segunda quinzena de agosto, a vereadora Tieza marcou presença na passeata em favor do Brasil e assim se pronunciou em uma das entrevistas que concedeu: “Eu não poderia faltar nesses raros momentos que temos para dizer, com nossa presença na rua, a esses que fingem governar o país, que somos contra a corrupção e as atrocidades que eles têm cometido com o povo brasileiro”. Sobre o número de participantes, estimado em 3 mil, a parlamentar disse que “a gente sempre espera mais” mas que estava satisfeita pois havia ali muitas pessoas que nunca tinham comparecido a nenhum protesto.

 

 

Para atender reclamação de moradores preocupados com o trânsito nos bairros José Saran (Traitu) e Claudionor Cinti, Tieza esteve visitando o local onde se realiza a duplicação da rodovia Elyeser Montenegro Magalhães e, presenciou muitos veículos trafegando na contramão e outros completamente perdidos. Em virtude das obras, foi necessário alterar os trajetos; mas com a falta de sinalização adequada e de ruas em bom estado para desviar o trânsito, os motoristas acabam se confundindo e ficando expostos a riscos. Os problemas detectados foram levados ao DER (responsável pela obra) e à Secretaria de Mobilidade (responsável pelo trânsito). Nesse mesmo dia 18, no final da tarde, a vereadora encontrou-se com técnicos da Soletrol para tratar do sistema de aquecimento solar no Conjunto Minha Casa Minha Vida do Jardim Atlântico, que não vem funcionando a contento.

Ainda neste mês uma visita ao Assentamento “Chico Mendes”, na companhia do suplente de deputado Dilador Borges, foi realizada no dia 19; e reuniões com moradores do Concórdia, sobre as precárias condições do asfalto (21); e com mutuários do CDHU, no bairro Antônio Pagan (27) também ocorreram.

 

 

A parlamentar recebeu várias visitas, entre elas a de um grupo de mulheres da cidade de Andradina, que queriam orientação sobre projetos; e do Deputado Bruno Covas, PSDB, que esteve na cidade para reunião com a militância mas fez questão de passar na Câmara para cumprimentar a parlamentar, que é do seu partido e o presidente da Casa. Tieza participou de vários eventos, entre eles, o que concedeu honrarias à Missão Salesiana e o que comemorou o Dia do Maçom; participou de encontros como o I Encontro Regional de Povos de Terreiro; da Audiência Pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana; da abertura oficial do curso de capacitação de funcionários da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (na sede do Sindalco); e também de Encontro sobre Zoológicos e reunião sobre o zoológico de Araçatuba, na Secretaria do Meio Ambiente, em São Paulo, nos dias 25 e 26.