Outubro termina com emoções, aprendizado e indignação

Outubro termina com emoções, aprendizado e indignação

20/11/2015 0 Por Tieza Vereadora
Foto: GabVerTieza - Escola Estadual “José Augusto Lopes Borges” 23.10.2015

Foto: GabVerTieza – E.E. “ Lopes Borges” 23.10.2015

Outubro terminou e no balanço desse mês pode-se dizer que foi marcado por emoções, aprendizado e indignação. No dia 20, a parlamentar representou a Câmara de Araçatuba no Encontro Regional sobre Violência Contra a Pessoa com Deficiência. Assistente Social por formação e especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, Tieza acompanhou atentamente as exposições e saiu animada porque, “finalmente, o Poder Público volta os olhos para um problema muito grave, que afeta uma parcela significativa e de grande vulnerabilidade. Um problema difícil de ser detectado porque geralmente ocorre num ambiente privado – a família” comentou a parlamentar ao final do encontro.

Tieza também marcou presença nas comemorações dos 80 anos da Escola Estadual “José Cândido”, reviu amigos, revisitou o prédio que acha belíssimo e hora do seu pronunciamento, não resistiu e se emocionou literalmente. “Que coisa incrível aconteceu aqui nesta manhã! Cada evento toca as pessoas de forma diferente mas este, certamente, arrebatou a todos pela emoção.” Em seguida, a vereadora visitou a feira de ciências e artes realizada especialmente para ocasião.

No dia 22, o gabinete da vereadora esteve no bairro Atlântico, para conversar com moradores que reclamam das péssimas condições das casas entregue através do Programa Minha Casa Minha Vida. Cansados de reclamar, e sem nenhuma solução, a vereadora entendeu ser justas todas aquelas reclamações e resolveu ajudá-los. Fará um levantamento minucioso em 100 unidades e, dependendo dos resultados, fará representação no Ministério Público Federal.

Na sexta feira, 23, a convite do professor mediador Geraldo Junior, a parlamentar esteve na Escola Estadual “José Augusto Lopes Borges”, no bairro Vila Nova, para conversar com os alunos dos 3os anos do ensino médio, sobre os caminhos que uma ideia ou demanda da sociedade percorre para se transformar em lei. Dentro de algumas disciplinas, os alunos tiveram aulas sobre legislação e uma das tarefas foi passar para o papel uma ideia, um projeto. Todos os trabalhos apresentados pelos grupos vislumbravam uma cidade melhor. “Debater sobre o que a juventude pensa acerca das leis que regem uma comunidade e levá-los a conhecer o processo legislativo enriquece os dois lados e fortalece a democracia”, comentou a parlamentar ao final do excelente encontro.  Agora os alunos encaminharão à Câmara os seus trabalhos, para análise e formatação. No período da tarde desse mesmo dia, a parlamentar esteve no Projeto Guri – Polo Regional de Araçatuba, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, que funciona no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Anita Garibaldi. Um dos mais espetaculares projetos de educação musical gratuitos, “o Guri forma com excelência, lapida os talentos para a música, encanta e emociona a todos que conhecem o projeto ou assistem as apresentações de seus alunos” comentou a vereadora Tieza ao deixar as salas por onde passou e vibrou com as crianças e adolescentes tocando música popular brasileira e música clássica.

No sábado (24) à tarde, a vereadora esteve no bairro São Rafael para atender ao pedido de moradores que reclamam do descaso do prefeito com a Rua José Madrid Martins, cuja pavimentação não se completou. Faltaram uns 10 metros para o asfalto chegar ao final da rua e o trecho ficou intransitável, mesmo a pé. O assunto já foi objeto de tratativas da parlamentar com a prefeitura e deve ser retomado nos próximos dias. Do São Rafael, Tieza deu uma passada em uma das residências do Jardim Atlântico cuja situação é mais que precária visto que o teto oferece risco de desabar.