Hemocentro de Araçatuba tentará atrair 800 doadores de sangue em uma semana

Hemocentro de Araçatuba tentará atrair 800 doadores de sangue em uma semana

30/11/2011 0 Por Tieza Vereadora

Fonte: Folha da Região/ Governo do Estado de São Paulo

O Hemocentro de Araçatuba inicia no sábado, a Semana do Doador, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro. A semana, que vai até o dia 10 de dezembro, tem por objetivo atrair 800 doadores de sangue para que o estoque esteja equlibrado por conta das comemorações de final de ano e férias. A queda no número de doadores chega a 30%.

No momento, a maioria dos tipos de sangue está abaixo do ideal. O Hemocentro de Araçatuba está situado na rua Arthur Ferreira da Costa, 330, no bairro Aviação e funciona de segunda-feira das 8h às 19h. De terça a sexta-feira o atendimento é das 8h às 17h e aos sábados das 7h às 12h.

Estado

O governo do Estado de São Paulo também promove nesta semana uma ofensiva para garantir a manutenção dos estoques de sangue em São Paulo durante o fim de ano, período considerado o mais crítico pelos médicos e especialistas. Os postos de coleta de sangue vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) em São Paulo recebem em média 75 mil voluntários por mês. Este número cai expressivamente nos meses de julho, dezembro e janeiro devido ao frio e ás férias de final de ano.

Orientações

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento de identidade original (com foto). O doador deve estar em boas condições de saúde, descansado (ter dormido, no mínimo , seis horas) e alimentado.

Os voluntários não devem ter consumido alimentos gordurosos até quatro horas antes da doação e nem ter consumido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, é usuário de drogas injetáveis ou é portador de hepatite B, hepatite C ou Aids.

No site www.saude.sp.gov.br/doesangue você encontra disponíveis os endereços de todos os postos de coleta de sangue no Estado.