Escola Cristiano Olsen comemora 90 anos

Escola Cristiano Olsen comemora 90 anos

06/02/2015 0 Por Tieza Vereadora
Foto: http://museuaraca.blogspot.com.br/

Foto: http://museuaraca.blogspot.com.br/

A vereadora Tieza participou, na manhã do dia 4 de fevereiro, da solenidade em comemoração aos 90 anos da Escola Municipal de Educação Infantil “Cristiano Olsen”. Localizada no centro da cidade, essa escola é referência não apenas por ter sido a primeira, mas porque ali estudaram alunos ilustres como o Dr. Plácido Rocha Neto e dona Mora Guarita Guimarães, esposa de Ulysses Guimarães; e por onde também passaram professores igualmente ilustres como Purcina Eliza de Almeida, a primeira professora efetiva no município. Outro aspecto que fazia “do Cristiano Olsen” uma escola diferenciada, era a reconhecida classe de alunos surdo-mudos.

Sob o comando da diretora Ana Cláudia Marangon Donatoni e a bênção do Padre Guabiraba, da Catedral Nossa Senhora Aparecida, alunos, pais, ex-alunos, professores, funcionários e autoridades, participaram da festa que teve início com uma brilhante apresentação da Orquestra Municipal de Sopros, que executou os hinos Nacional e de Araçatuba, algumas músicas brasileiras e o tradicional Parabéns à Você. Em seguida, os convidados seguiram para algumas salas de aula onde estavam expostos os trabalhos dos alunos alusivos à data e objetos e documentos antigos, que atraíram a atenção e comentários saudosistas e entusiasmados de várias pessoas que estudaram ou fizeram parte, de alguma forma, da história dessa escola. Uma ex-aluna, a “dona Senhorinha”, fez questão de ir à festa e exibir, com orgulho, o seu diploma de conclusão do curso primário, em 1958.

A pedido do presidente da Câmara, Aparecido Saraiva da Rocha, a vereadora Tieza, que já havia confirmado presença no evento,  representou o legislativo e não escondeu a alegria de poder, como parlamentar, participar dos 90 anos dessa tradicional escola: “Nós sempre moramos no centro da cidade, muito próximo ‘do Cristiano Olsen’, onde tínhamos amigos, e vários professores eram conhecidos da minha família. Também meus três filhos estudaram aqui um período. Como araçatubense, sei o que essa escola representa para a história de nossa cidade”.