É encerrada comissão do pontilhão da ALL e do Acelerador Linear

É encerrada comissão do pontilhão da ALL e do Acelerador Linear

10/12/2012 0 Por Tieza Vereadora

Neste mandato a vereadora Tieza participou ativamente de muitas das Comissões da Câmara, duas delas foram: a que reivindicava a ampliação do pontilhão sob a linha férrea, na ART 50, estrada que liga Araçatuba/Guararapes e a que acompanhava as obras do acelerador linear. Ambas tiveram os seus trabalhos encerrados durante a 39ª sessão ordinária (03/12), pois a cada final de mandato, as comissões devem ser finalizadas.

Na comissão do pontilhão da ALL – formada por Tieza, Joaquim Pereira de Castilho e Olair Bosco, a parlamentar lembrou do esforço que todos tiveram com o problema. Ela destacou da dificuldade que aquela comunidade enfrenta, por causa do pontilhão, pois os produtores precisam passar com maquinários enormes no local, mas não podem porque a ponte é baixa e estreita. Além disso, Tieza lembrou quando a comissão por intermédio do senador Álvaro Dias, conseguiu contato com a ALL em Curitiba.

Na ocasião, a comissão conseguiu que a ALL enviasse um projeto sobre a ampliação da ponte, documento que foi entregue ao prefeito Cido Sério, mas que ele não deu satisfação alguma a comissão disso, e nem a comunidade daquela região. “Independente de questões orçamentárias, faltou do prefeito dar satisfação aquela comunidade e a nós, isso porque tentamos por várias vezes marcar uma reunião, mas não tivemos retorno. O empenho da Comissão foi total, fizemos todo “meio de campo”, intermediamos, mas fazer, é uma ação exclusiva do Executivo”, esclareceu.

Outra Comissão, formada por Tieza, Cido Saraiva e Edna Flor foi a que acompanhou as obras do acelerador linear. Em seu argumento, Tieza disse que esse trabalho além de ser importante demais para toda região, a deixou muito feliz.

A comissão, que teve início em 2009, acompanhou cada passo da instalação do acelerador na Santa Casa. Ela recordou das vezes que participaram de cada ajuste realizado na conclusão da obra, e da agonia que sentiram em muitos momentos, da maneira como os físicos trabalhavam, mas a comissão viu que os físicos precisavam mesmo serem bem minuciosos, já que se trata de energia nuclear, e neste caso, cuidado nunca é demais. “A nossa luta no início era por um acelerador linear, e hoje Araçatuba ganhou um Centro de Tratamento em Radioterapia dos pacientes com câncer. Pessoas da nossa região que fazem tratamento em outras cidades, poderão ser tratados aqui”, disse.

Além disso, a vereadora destacou que o local está pronto, mobiliado, o pessoal já está treinado, aparelhos instalados, agora só falta as documentações dos órgãos de Saúde, que são obrigados a fornecer certidões e habilitações. “Agradeço a todos que se empenharam e ficamos na torcida para que o Centro funcione logo, intercedendo agora àqueles responsáveis pela parte burocrática”, concluiu.

Pontilhão ALL

 

 

 

 

 

 

 

 

Acelerador Linear