Desafio da rasteira: em vídeo divulgado pela Câmara de Araçatuba, médico alerta para perigo da ‘brincadeira’

Desafio da rasteira: em vídeo divulgado pela Câmara de Araçatuba, médico alerta para perigo da ‘brincadeira’

19/02/2020 0 Por Tieza Vereadora

A Câmara de Araçatuba divulgou vídeo, na sessão da última segunda-feira (17/02), em que faz um alerta sobre o perigo de uma “brincadeira” que circula pelas redes sociais chamada “desafio da rasteira” ou “quebra-crânio”. Para falar sobre as consequências desse tipo de agressão, que pode provocar lesões irreversíveis e até a morte, a jornalista Suzy Faria entrevistou o neurocirurgião Rodrigo Mendonça, de Araçatuba.

    
    

No desafio, duas pessoas convidam uma terceira a repetir um pulo durante gravação de vídeo. No momento em que esta terceira pessoa pula, leva uma rasteira e cai de costas. “Isso pode levar a um traumatismo craniano, porque vai bater a cabeça com força no chão”, afirma Mendonça.

    

“O cérebro vai ser arremessado para a frente, causando uma concussão, e em alguns casos até contusões. Isso pode acarretar em declínio cognitivo, transtornos emocionais e de memória. Em casos graves, a pessoa pode entrar em coma e até morrer. Pode ainda causar lesões na coluna cervical, com fraturas e concussão da medula. Essa pessoa pode perder movimentos dos braços e das pernas, podendo ficar confinada a uma cadeira de rodas por causa de uma infeliz brincadeira”, lamenta o médico.

    

PSEUDOBRINCADEIRA
O vídeo, produzido pela TV Câmara, foi divulgado durante o tempo da presidência na sessão. Segundo a presidente do Legislativo, a vereadora Tieza, a entrevista deve ser compartilhada por todos, principalmente nas escolas, e assim chamar a atenção da sociedade. “Quem sabe, com isso, a gente possa prevenir esse tipo de pseudobrincadeira”, declarou.

    

Foto: TV Câmara/Reprodução de vídeo