Contra fake news, Tieza quer informações oficiais sobre leitos e respiradores em Araçatuba

Contra fake news, Tieza quer informações oficiais sobre leitos e respiradores em Araçatuba

28/04/2020 0 Por Tieza Vereadora

Na foto acima, Tieza discursa durante sessão por videoconferência

A vereadora Tieza encaminhou ofício ao prefeito Dilador Borges, à  provedoria da Santa Casa e à diretoria do DRS 2 (Departamento Regional de Saúde) para saber quantos leitos de internação clínica e respiradores existem em Araçatuba no atendimento exclusivo a pacientes acometidos pelo novo coronavírus (covid-19), nas redes pública e privada. Além disso, solicita informações oficiais sobre quantos deles pertencem à  Santa Casa.

    
    

O envio do documento foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão de segunda-feira (27/04), realizada por videoconferência. O pedido de resposta oficial foi solicitado por Tieza por causa de boatos que circulam nas redes sociais.

“É muito ruim o modo como as pessoas têm utilizado as redes sociais. E muitas delas falam inverdades. Plantam na cabeça e até no coração das pessoas histórias fantasiosas, coisas absurdas”

    

Leia, abaixo, a íntegra do ofício de Tieza:

REQUERIMENTO N.º 80/2020

CONSIDERANDO que, segundo a Constituição Federal, “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo”, princípio que deve ser garantido como forma de aprimorar a transparência e a democracia participativa;

    

considerando que, numa situação complexa como a que estamos vivendo em razão da pandemia do Covid-19, as medidas de atendimento e prevenção devem ser tão eficazes quanto as informações prestadas pelas autoridades de saúde e demais autoridades representativas dos interesses da população, e não incitarem, sob qualquer forma ou pretexto, dúvida ou insegurança.

    

REQUEREMOS, ouvido o Plenário na forma regimental, seja oficiado o Senhor Prefeito Municipal, a provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba e a diretoria do DRS II (Departamento Regional de Saúde) para que, no prazo legal, informem a este Legislativo o seguinte:

    
  1. Quantos leitos de internação clínica existem em nosso Município para atendimento exclusivo de pacientes acometidos pelo Covid-19, nas redes pública e privada? Desses, quantos pertencem à Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba?
  2. Quantos leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva existem em nosso Município para atendimento de pacientes acometidos pelo Covid-19, nas redes pública e privada? Desses, quantos pertencem à Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba?
  3. Quantos respiradores existem no Município para atendimento de pacientes acometidos pelo Covid-19, nas redes pública e privada?
    

3.1. Quantos respiradores possui a Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba e em quais unidades são utilizados? Especificar número por unidade.

  1. Para quantos e quais municípios Araçatuba é referência para atendimento de pacientes acometidos pelo Covid-19?
  2. Encaminhar o Plano de Contingência do Covid-19 para o Município e região de Araçatuba.
    

Foto e vídeo: TV Câmara