Centro Cultural Ferroviário: Araçatuba deve ganhar um novo cartão-postal
19/12/2018A vereadora Tieza, que comandou as secretarias de Cultura e Turismo até o final do mês passado, participou na terça-feira (18/12) da apresentação do pré-projeto arquitetônico da reforma do Centro Cultural Ferroviário de Araçatuba, interditado desde 2009. O trabalho foi apresentado pelo Instituto Pedra no salão de eventos da Prefeitura. É o resultado de audiência pública realizada na Câmara no dia 28 de agosto, que obteve várias sugestões para a utilização do local.
Ao discursar, Tieza destacou a importância da recuperação do Centro Cultural Ferroviário, antiga oficina de locomotivas, que faz parte da história do município.
“Com a recuperação, a cidade vai ganhar um grande cartão-postal”
Tieza lembrou que o Instituto Pedra e a Secretaria da Cultura ajudaram a resgatar o projeto quando o prefeito Dilador Borges assumiu.
“É uma alegria muito grande acompanhar esta caminhada. A gente fica ansiosa para chegar logo ao ponto final”
PROPOSTAS
As propostas foram apresentadas pelo gerente de projetos do instituto, Henrique Lukas, e a arquiteta Laura De-Stefani Bacicurinski.
Depois de reformado, o Centro Cultural Ferroviário deverá ter um teatro – a proposta é que possa comportar pelo menos 300 pessoas. Há ainda proposta para abrigar a sede da Secretaria Municipal da Cultura.
Consta também no pré-projeto um café, coworking (área compartilhada para trabalho e estudos), biblioteca, espaço para exposições e feiras, além de salas para oficinas.
O prefeito Dilador Borges e a vice, Edna Flor, junto com o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Caique Teruel, acompanharam a apresentação.