Câmara de Araçatuba vai transferir R$ 500 mil à Prefeitura para ajudar no combate ao coronavírus
01/04/2020Leia reportagem produzida pela Assessoria de Comunicação da Câmara:
A Câmara Municipal de Araçatuba transfere nesta quarta-feira (1º/04) cerca de R$ 500 mil para a Prefeitura, a fim de contribuir com os investimentos nas ações locais de combate à pandemia da Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus.
A operação de crédito em favor do Executivo Municipal ocorrerá por meio de transferência bancária. O anúncio foi feito na terça-feira (31/03) pela presidente da Câmara, vereadora Tieza (PSDB).
O valor apurado neste primeiro trimestre corresponde à economia das parcelas mensais do recurso previsto no orçamento municipal que a Prefeitura repassa à Câmara ao longo do ano (duodécimo).
Segundo a presidente, a decisão de antecipar a devolução da sobra de recursos resultou de uma consulta ao Departamento de Finanças e Orçamento da Câmara e à Procuradoria Jurídica da Casa após receber uma solicitação do vereador Carlinhos do Terceiro (SD) com o mesmo teor.
“A antecipação da devolução das sobras do duodécimo pelo nosso Legislativo em favor da Prefeitura representa a sensibilidade e o comprometimento dos vereadores e servidores desta Casa para as ações de enfrentamento desta pandemia que tem feito tantas vítimas no País e em todo mundo”, afirmou Tieza.
A presidente da Câmara reafirmou o reconhecimento público do Poder Legislativo ao trabalho incondicional dos colaboradores que atuam na saúde, limpeza pública, imprensa e no voluntariado, que compõem uma rede solidária para combater o novo coronavírus.
LEIA TAMBÉM: Coronavírus: E o dinheiro repassado pela Câmara de Araçatuba à Prefeitura?
VIRTUAL
Mesmo com os efeitos do Ato nº 4, baixado pela Mesa Diretora no último dia 23 de março, que suspendeu por 15 dias as sessões legislativas e os trabalhos internos, Tieza ratificou que os servidores continuam executando as próprias atribuições por meio de teletrabalho.
“Estamos seguindo as orientações das autoridades sanitária e permanecendo em casa, colaborando com o distanciamento social a fim de amenizar a incidência de novos casos da doença e assim preservar vidas”, explicou a presidente.
Tieza afirmou que o Legislativo está fazendo estudos para implantar o Plenário Virtual, com o objetivo de assegurar a realização de sessões por videoconferência, modelo que já vem sendo adotado pelo Senado Federal e outras casas legislativas.
Texto: João de Paula
Foto: Angelo Cardoso
Assessoria de Comunicação da Câmara