Câmara aprova projeto de Tieza que proíbe distribuir animais como brinde

Câmara aprova projeto de Tieza que proíbe distribuir animais como brinde

19/12/2019 0 Por Tieza Vereadora

A Câmara de Araçatuba aprovou projeto da vereadora Tieza que proíbe a distribuição de animais como brinde, prêmio ou sorteio em estabelecimentos comerciais, feiras e eventos do município. Ficam fora doações a organizações com objetivos institucionais, culturais e beneficentes, como o tradicional leilão de gado da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

A aprovação ocorreu na sessão do último dia 9. Agora, o projeto precisa ser regulamentado e sancionado pelo prefeito Dilador Borges para virar lei.

 

Ao argumentar contra esse tipo de atitude, Tieza lembrou de casos polêmicos divulgados pela imprensa, em que pintinhos ou peixes foram usados como lembrança em festas.

“Estamos proibindo a entrega indiscriminada. A relação entre pessoas e animais deve ser sempre de grande afetividade”

FÓRUM ANIMAL
Para defender a aprovação do projeto, a médica veterinária Vânia Plaza Nunes, diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, enviou um vídeo à vereadora. “Nós não podemos usar os animais desta forma, e não devemos, por uma questão moral e ética”, afirma. “Os animais são seres sencientes; eles têm sentimentos, sensações e necessidades muito semelhantes às nossas”.

Vânia Plaza Nunes, diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal

Vânia afirmou ainda que o Fórum defende políticas públicas para que os animais sejam tratados com respeito e dignidade. “Não tem mais cabimento, em pleno século 21, esse ser um artifício usado por comerciantes para atrair público, doando animais a pessoas que muitas vezes não vão ter responsabilidade, não saberão cuidar. E o que é muito pior: cria uma situação enorme de sofrimento para esses animais, que acabam morrendo à míngua”.

Fotos: AG Cardoso/Assessoria de Comunicação da Câmara – 09/12/2019 e reprodução de vídeo
Vídeo: TV Câmara