A Praça São João ainda agoniza
01/02/2014
A cidade de Araçatuba sempre foi muito quente e por isso as praças eram muito frequentadas. Orgulho dos moradores, a quantidade de praças e a beleza delas, encantava os araçatubenses, os visitantes, as crianças, os jovens e particularmente os noivos. Cena comum nos finais de semana, eram os fotógrafos em ação registrando as poses dos recém-casados. A Praça São João, defronte ao Santuário São João Batista e São Judas Tadeu, era uma das prediletas dos jovens que se casavam nessa igreja e também de outros que vinham de todo canto, para registrar o inesquecível momento nessa linda praça, de arquitetura ousada, dotada de fonte luminosa, chafarizes e luminárias, oferecendo recursos paisagísticos muito diferenciados dos padrões das demais praças de bairro da cidade.
Mas com o tempo, os governantes não foram generosos com esses espaços e há muito que elas vem sendo relegadas a último plano em suas agendas. Foi por isso que a Praça São João virou o que virou: um local abandonado, esquecido, deteriorado. Pouco verde ainda resiste onde outrora canteiros reluzentes abrigaram diferentes tipos de plantas, inclusive belas roseiras.
Na manhã dessa terça-feira (28.1), após retornar da visita que fez a essa praça, a vereadora Tieza conversou com um engenheiro agrônomo sobre as expectativas em relação aos jardins e disse, em tom de brincadeira, que achava que “ali, nem cacto brotava maisâ€. É que a parlamentar prepara questionamentos ao Executivo sobre a demora para o início das obras de revitalização, estimadas em aproximadamente R$220.600,00. A prefeitura deu início aos procedimentos licitatórios em julho de 2013 mas até agora nada se concretizou. O projeto prevê a reforma do piso e da parte elétrica. Atendendo a pedido de moradores, a vereadora Tieza encaminhará – embora até já tenha conversado sobre isso na Secretaria de Planejamento e Urbanismo – sugestão para que, no meio do passeio, em todo o entorno da praça, seja implantada uma faixa de cimento, mais apropriada para caminhada que o mosaico português existente no piso.
Os moradores e os comerciantes instalados ao redor da praça esperam ansiosos por essa reforma. Os araçatubenses também.