A pedido de Tieza, Câmara mantém veto a projeto das cores oficiais de Araçatuba
14/02/2017A vereadora Tieza participou, na última segunda-feira, 13, da 2ª Sessão Ordinária de 2017 da Câmara Municipal de Araçatuba. Durante a Ordem do Dia, ocorreu a votação do veto do ex-prefeito Cido Sério ao projeto de Lei de Tieza, que definia as cores azul royal e branco como as oficiais do município.
A parlamentar pediu aos colegas que votassem pelo veto, para que a proposta fosse refeita. “Nossa intenção era de que os prédios, quando pintados, adotassem as cores oficiais. Mas, do jeito que o projeto ficou, pode trazer uma despesa grande a Araçatuba num momento de dificuldade.”
A vereadora ressaltou a importância dos símbolos nacionais e de todos terem aproximação a eles. Era nesse sentido, segundo ela, “que queríamos que nossa proposta fosse aprovada. Tivemos duas administrações de PT, em nossa cidade, que quiseram incutir em nossa cultura que a cor era vermelha.” Para ela, o projeto também ajudaria na questão econômica, evitando que, nas mudanças de governo, os novos prefeitos fizessem as pinturas de acordo com as cores de seus partidos. “Deve-se respeitar as cores oficiais do município, que são o azul royal e o branco, destacados em nossa bandeira.”
Contudo, após conversar com o Legislativo, Tieza reconheceu que a forma como foi escrito o texto, pode ser dada a interpretação de que seria necessário começar a pintar, a partir da derrubada do veto, todos os prédios públicos. “Iremos apresentar outro projeto, com as correções necessárias.” Os vereadores seguiram a orientação da parlamentar e o veto foi mantido, com 15 votos.
O 2º projeto, de autoria do vereador Dunga, pedia pela criação de uma Comissão Especial para verificar possíveis perdas na remuneração dos servidores do DAEA (Departamento de Ãgua e Esgoto de Araçatuba). A vereadora Tieza cumprimentou o parlamentar e recordou as lutas dos funcionários a respeito disso. “Com essa postura do Dunga, os servidores poderão recuperar sua autoestima. Fico na esperança que esta Casa, porque esta Casa pisou na bola com Araçatuba e com o DAEA, sem o meu voto e apoio, consiga amenizar os prejuízos causados à s pessoas e aos cofres públicos.”
Também foi lida a denúncia feita pelo munícipe Daniel Lameu, que pediu pela abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito Dilador. Tieza votou pelo não recebimento, e justificou que “foram esgotadas todas as possibilidades para podermos votar tranquilamente pela rejeição dessa denúncia”. A parlamentar afirmou sua confiança no prefeito e na vice e disse que podem errar, mas sempre “sem qualquer relação com atitude inadequada, incorreta, ilegal, corrupta”.
A vereadora agradeceu ao denunciante por sua atitude, pois, de acordo com ela, “esse é o papel de toda a população”. Ela acredita que a transparência e a honestidade serão uma marca na gestão de Dilador e do grupo do qual ela faz parte. “O sonho de todos nós é transformar esta cidade que ficou, por muitos e muitos anos, relegada a interesses outros que não o interesse maior que é o da população.”