A 4ª Sessão Ordinária de 2015

A 4ª Sessão Ordinária de 2015

28/02/2015 0 Por Tieza Vereadora
Tieza 4 Sessao

Foto: Angelo Cardoso / TV Câmara

Realizada no dia 23 de fevereiro, a sessão teve início com o pronunciamento do Sr. Ivan Longuini, que ocupou a Tribuna para divulgar a Campanha da Fraternidade de 2015, que traz como tema: “Eu vim para servir”.

Ainda no Grande Expediente, a vereadora Tieza pediu autorização para subscrever requerimento de voto pesar às funcionárias públicas federais Rosangela Rigo e Lurdinha Rodrigues, que se destacavam na defesa dos direitos da mulher e que faleceram em trágico acidente de carro no interior da Bahia. Mas foi de autoria dela, Tieza, o requerimento de Voto de Pesar para a jovem Aline Silva, portadora de paralisia cerebral desde que nasceu, e que, mesmo com muitas limitações em razão da doença, “contagiava a todos com sua alegria e meigas respostas diante estímulos e agrados”. Outros dois Votos de autoria da vereadora Tieza, desta vez, de Aplauso, também foram aprovados: para as cinco Escolas de Samba de Araçatuba, pela participação no Carnaval; e para o Rotary Clube, que comemorou em 23 de fevereiro o seu dia e os 110 anos de fundação da entidade. E, por fim, a vereadora pediu para subscrever o voto de Aplauso dirigido à corretores de imóveis de nossa cidade, que foram homenageados pelo Creci – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, por atuação destacada, e justificou que chegou a fazer um voto mas que outro vereador registrou primeiro no sistema inviabilizando o registro do seu.

Estradas rurais

Durante discussão do único requerimento de informações oficiais, que tratava da precária situação das estradas rurais em Araçatuba, Tieza pronunciou-se apenas após o mesmo ter sido aprovado e cobrou da prefeitura mais empenho e organização, para a manutenção das estradas. Citou o levantamento realizado por sua assessoria, na estrada do Anhangaí, onde foram identificados mais de 10 pontos críticos, e foi dura ao dizer que “Estamos sempre sugerindo à prefeitura, a exemplo do que ocorre em outros municípios onde as estradas também são utilizadas por veículos pesados das Usinas, uma parceria entre proprietários rurais, pessoal dos assentamentos, Usinas e Prefeitura, mas até agora nada foi feito. É só sentar e conversar”. Disse também a parlamentar que o Governo do Estado já sinalizou verbas para recuperação de vias rurais, porém, devido á demora no envio de documentação por parte da Prefeitura de Araçatuba, a verba foi perdida e a população continua sofrendo com os prejuízos. Para finalizar discurso, a vereadora ainda solicitou a bancada de vereadores aliada ao prefeito, cópias de ofícios da prefeitura que pedem melhorias na estrada rural em questão.

Pequeno Expediente

Em seu Pequeno Expediente, quando o parlamentar dispõe de até 15 minutos para se pronunciar livremente acerca de qualquer assunto, a vereadora Tieza cumprimentou a Loja Maçônica Tupy, pelos 95 anos de fundação em Araçatuba e exibiu fotos da cerimônia comemorativa. A parlamentar representou a Câmara nesse  evento. Em seguida, agradeceu a limpeza que a prefeitura realizou na Praça Cacique Valvim (na rua Pedro de Toledo) no bairro Bandeiras;  e pediu para substituir a mureta de tijolos por estrutura aramada para proteger as mudas plantadas na calçada da Praça Osório Gadioli, no Jardim Paulista, recém reformada. Sobre essa praça, a vereadora Tieza acumula vários pedidos de reforma. Abordando problemas graves na pavimentação, a parlamentar destacou o bairro Concórdia, o Atlântico 3 e a avenida 2 de Dezembro, na altura do Zoológico Municipal, sendo que o caso desta avenida,  transformou-se em representação junto ao Ministério Público. “Prefeito, passa lá para ver aquilo” dizia a vereadora em sinal de apelo ao Executivo. E, por fim, como ela mesma disse, “duas boas notícias”: a recuperação da passagem improvisada na Jacutinga (pinguela),  que o prefeito de Guararapes, o Dedê, realizou em parceria com os moradores e proprietários rurais daquela localidade; e o Hospital do Rim, na Santa Casa, que recebeu a visita da vereadora no final do ano passado, e cuja matéria sobre o atendimento e instalações, foram levadas ao ar pela TV Câmara.