Zoológico de Araçatuba: espaço de controvérsias

Zoológico de Araçatuba: espaço de controvérsias

29/06/2015 0 Por Tieza Vereadora

Foto: GabVerTieza – Arquivo Zoológico Araçatuba

O Zoológico Municipal “Doutor Flávio Leite Ribeiro”, em Araçatuba, tem sido alvo de inúmeras críticas nos últimos anos. A atual administração e também as anteriores, foram advertidas pelos órgãos fiscalizadores, como o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o DeFau (Departamento de Fauna, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) sobre inúmeras irregularidades que vão de documentação até os locais de permanência dos animais. Apesar da reforma recente pela qual passou o Zoológico, com investimentos de aproximadamente R$1.300.000,00, muito pouco mudou em relação àquele espaço.

A morte de animais, como a leoa Raíssa, o leão Bira e as onças pardas, ocorridas durante as obras nos primeiros meses de 2014, vieram acrescentar mais descontentamento ao sentimento que as pessoas têm pelo Zoológico. A reabertura não agradou a população e o zoo segue funcionando a duras penas.

Em Abril deste ano, um fórum foi realizado na cidade pretendia aprofundar o debate sobre o Zoológico e, inclusive, traçar metas para sua revitalização ou até o fechamento, mas nenhuma ação concreta decorreu desse encontro.

A vereadora Tieza, que esteve no fórum, vem acompanhando de perto os problemas que dizem respeito ao zoológico e preside uma comissão especial na Câmara para tratar dessa questão, disponibilizou em seu site (www.tieza.com.br) uma enquete para saber o que pensam as pessoas sobre o destino que deve ser dado àquele local. Das 76 pessoas que participaram da enquete encerada recentemente, o resultado foi o seguinte:

 

grafico - tieza

 

  • 76% quer que o espaço seja fechado, os animais transferidos para outro zoológico e a área remodelada e transformada em um parque;
  • 21% prefere que o local seja preservado e que receba novos animais;
  • 3% não têm opinião formada sobre o assunto.

Em abril do ano passado, quando vários animais morreram, a vereadora perguntou em seu site, também através uma enquete da qual participaram 37 pessoas, qual a opinião sobre as mortes e 74% responderam que era negligência da prefeitura; 16% que as mortes ocorreram por incompetência dos funcionários; e 5% optaram por “fatalidade” e outros 5% disseram não ter opinião formada sobre o assunto.

Em outubro de 2011, outra enquete no mesmo sentido apontou que 73% dos participantes gostaria que os animais fossem transferidos; 23% preferiam preservar o lugar; e 4% não sabiam o que dizer.

O que chama a atenção é que é visível a indignação sobre o que vem acontecendo nesse espaço tão querido dos araçatubenses.