Visitas: UBS TV, Casa da Sopa e Abrigo Ismael
10/04/2012“As pessoas que trabalham nesta Unidade de Saúde são verdadeiros artistasâ€. Assim descreveu Tieza na manhã da última terça-feira (10), ao sair da UBS “Wanderley Vuolo”, no bairro TV. Fechaduras e portas danificadas; pintura quase inexistente; paredes com falta de azulejo; sinais de infiltrações no teto; fios soltos; e uma equipe que faz o possível para atender bem, o grande número de pessoas que passam por ali e se apertam naquele espaço minúsculo. Apesar da precariedade da estrutura física, é flagrante o esforço para compensar tanta dificuldade com bom atendimento e limpeza do local.
Impressionada com o número de pessoas presentes na Unidade, Tieza quis saber qual a área de abrangência daquela UBS. Segundo a chefe da unidade, Lúcia Satiko, chega a aproximadamente 50 mil habitantes, e são pessoas residentes nas imediações, mas também em bairros como o Verde Parque, Etemp, Atlântico e outros bem distantes. Dado a precariedade das instalações físicas – há salas que não têm ralo para escoamento de água – . a vereadora lembrou da reforma da UBS cujo processo licitatório deve ter início na próxima quinzena.
Outro fato que chamou bastante a atenção da vereadora na visita foi o espaço onde se reunem as 24 agentes do PSF. “Só mesmo pessoas muito dispostas e comprometidas para trabalhar naquelas condições e naquele espaço físico”, comentou a vereadora com sua assessoria, ao deixar a unidade.
Em seguida, a vereadora Tieza passou na Casa da Sopa. No lado de fora, pessoas já aguardavam para a hora da refeição que a entidade oferece diariamente a população que vive na rua e também adultos em situação de pobreza. De acordo com membros da diretoria que recepcionaram a vereadora, são servidas cerca de 100 refeições por dia. A entidade existe há aproximadamente 60 anos e, além das refeições, também corta o cabelo dos usuários e oferece banho. Praticamente a totalidade do serviço ali prestado é realizado por voluntários e, na hora da visita, várias senhoras trabalhavam na finalização do almoço.
Da Casa da Sopa, Tieza passou no Abrigo Ismael, entidade que há 92 anos acolhe senhoras idosas cuja família abandonou ou não teve condições de cuidar delas. Tieza, conhece bem essas entidades, desde o tempo que supervisionava, como assistente social, os convênios da então Secretaria de Estado da Promoção Social. A vereadora trocou ideias com o representante da diretoria, falaram sobre dificuldades, recursos e o apoio as suas promoções para auxiliar na manutenção da casa.