Vereadora Tieza participa de evento sobre Empreendedorismo
29/07/2011Na noite desta quarta-feira, 27 de julho, a vereadora Tieza, também representando o suplente de deputado estadual Dilador Borges Damasceno e o presidente do diretório PSDB de Araçatuba, Manoel Afonso de Almeida Filho, compareceu na solenidade de abertura do Curso de Empreendedorismo, coordenado pelo Banco do Povo Paulista, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo. O evento, realizado no auditório do Senai, contou com a participação do corpo técnico da Sert, do diretor Regional da Secretaria do Trabalho de Araçatuba, César Augusto de Oliveira, do Sr. Carlos Farias, secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (que representou o Prefeito Municipal), do Sr. Antonio Sebastião Teixeira Mendonça, diretor Executivo do Banco do Povo Paulista e do secretário Adjunto Rogério Barreto. Após a exibição de um vídeo institucional, onde a experiência de um cliente do Banco do Povo e micro empreendedor de sucesso é por ele relatada, houve sorteio de brindes oferecidos por parceiros e artesãos de Araçatuba. Por fim, os alunos receberam das mãos das autoridades presentes o kit contendo o material didático do curso e posaram para as fotos. Dentre os que faziam a entrega estava a vereadora Tieza que, convidada pelo secretário adjunto Rogério Barreto, participou animadamente da entrega solene do material e posou para a foto com os alunos. A vereadora Tieza estava muito à vontade naquele ambiente, pois é funcionária pública que iniciou e aposentou-se no Estado, na Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.
Numa parceria com a Fundação Padre Anchieta, este Curso de Empreendedorismo destina-se aos clientes do Banco do Povo, para que possam aprimorar seus conhecimentos e melhor gerir seus micronegócios. Trata-se de um curso à distância que utiliza material impresso, vídeos e internet.
Banco do Povo Paulista
Fonte: www.sp.gov.br
É o programa de microcrédito produtivo do Governo do Estado de São Paulo gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) em parceria com as prefeituras municipais.
Criado em 1998, o BPP concede empréstimos a pequenos empreendedores como motoristas, comerciantes, costureiras e cabeleireiras, a uma taxa mensal de juros de apenas 0,7%. Tem por objetivo “promover a geração de emprego e renda no Estado”. É o maior programa estadual de microcrédito do País, com taxa atual de inadimplência de apenas 1,2%. Os recursos utilizados são provenientes do Governo de São Paulo (90%) e das prefeituras parceiras (10%), tendo como agente financeiro o Banco do Brasil. Atualmente o BPP está presente em 447 cidades paulistas.
Em novembro de 2009, o programa chegou à marca dos R$ 600 milhões emprestados desde sua criação. O valor foi atingido após empréstimo feito por uma vendedora de lanches do município de Santos. Desde 1998, o BPP realizou mais de 223 mil operações de crédito.