Vereadora apresenta PL que trata de acessibilidade
23/05/2013
Tramita na Câmara de Araçatuba, projeto de lei de autoria da vereadora Tieza, que estabelece que o acesso das pessoas com deficiência aos edifícios públicos e privados de uso coletivo deverá ser pela porta principal.Se aprovada, a regra irá valer para locais como: teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, casas de espetáculos, salões de eventos, locais de cultos e outros.
No projeto, a vereadora destaca que a entrada principal ao interior da edificação deverá estar livre de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem o acesso de pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
A parlamentar vem trabalhando há alguns meses com um grupo de pessoas com deficiência para identificar as suas principais dificuldades em vários aspectos, sobretudo naqueles relativos à mobilidade urbana. “A lei já corrigiu algumas injustiças praticadas com as pessoas com deficiência, mas ainda há muita coisa para se ajeitar. Esse projeto de lei é um exemplo. Não basta garantir o acesso das pessoas com dificuldades de mobilidade ao interior dos prédios; é preciso que o acesso seja no mesmo lugar daqueles que não têm tais problemas. Isso sim, é inclusão”, afirmou a vereadora Tieza.
Hoje, muitos edifícios já contam com acesso à s pessoas com deficiência mas em vários deles esses acessos são alternativos, secundários, ao lado ou até na parte de trás da edificação; tem lugares onde nem cobertura tem, são ao ar livre. “Isso afeta o psicológico da pessoa com deficiência porque acaba sendo, mesmo que de maneira mais velada, um tratamento desigual. Como se sentir igual dessa maneira?â€, comentou um membro do grupo que usa cadeira de rodas.