Vazamento de esgoto: Tieza ouve reclamações de moradores do Jardim Moreira e Iporã
15/04/2019A convite do morador Robson Cezaretto, a vereadora Tieza esteve no Jardim Moreira, no último dia 10, para ouvir reivindicações daquela comunidade, principalmente pelo estado das ruas e o mau cheiro provocado por vazamento de esgoto. A visita faz parte do projeto “Eu ando pela cidade“, realizado semanalmente pela parlamentar.
Um dos problemas graves do bairro é a rede de esgoto, que não foi aterrada adequadamente. Assim, qualquer caminhão mais pesado pode rompê-la. E foi o que aconteceu recentemente, provocando um transtorno muito grande por causa do mau cheiro.
Tieza entrou em contato com a Samar (Soluções Ambientais Araçatuba) e foi informada que a rede de esgoto vai ser afundada. Não é um trabalho fácil e o custo gira em torno de R$ 2 milhões. O prefeito Dilador Borges, em um acordo com a autarquia, vai realizar a obra.
NA JUSTIÇA
Sobre o rompimento de uma manilha da rede de esgoto, Tieza lamentou que os moradores tenham que passar por isso. E mais: os dejetos estão sendo despejados no córrego Machadinho.
A Samar foi contatada pela vereadora, que lhe informou que está acelerando um projeto judicial, porque uma das moradoras do bairro não quer autorizar o reparo na rede, que é bem próxima do terreno dela. Então, vão ter que passar por outro lugar, um desvio de 700 metros de rede, para resolver o problema. Se não fosse isso, a autarquia resolveria com menos tempo.
RUAS
Tieza pediu à Prefeitura para fazer melhorias nas ruas de terra do bairro, que foi uma das reivindicações dos moradores, mas nada pode ser feito porque há o temor de danificar a rede de esgoto novamente.
“É uma pena que aquele bairro tenha sido feito sem a observação de itens básicos, como sarjeta e asfalto, rede de distribuição de água, arborização e todas as benfeitorias que hoje são exigidas em qualquer loteamento”
LEIA TAMBÉM: Tieza comemora solução para mais um problema histórico de Araçatuba
LIXO
Tieza também esteve no bairro Iporã, acompanhando o despejo de esgoto no córrego Machadinho, ficando muito chocada com a situação. Lá, a vereadora voltou a conversar com moradores, entre eles, Maria Rosa Moreira Nascimento, que reclamou muito do abandono do local, que está cheio de mato.
“Ali a gente se assusta, porque é preciso, sim, de uma intervenção urgente do poder público, pois trata-se de um córrego importante para nossa cidade. Mas também causa indignação ver como a população não tem respeitado nada do meio ambiente. O que nós vimos de lixo que é jogado pela população naquele lugar complica demais a sobrevivência do Machadinho.
Fotos e vídeo: Zemarcos Taveira/Assessoria da vereadora Tieza