Unisalesiano apresenta a Tieza projeto de passarela sobre córrego no bairro Dona Amélia
05/04/2019Professores e alunos do curso de engenharia civil do Centro Universitário Unisalesiano apresentaram à vereadora Tieza, nesta sexta-feira (05/04), o projeto de uma passarela metálica sobre o córrego Machado de Melo, no bairro Dona Amélia.
A obra, no trecho entre as ruas Altino Arantes e Etiene de Barros Bahia, no fundo da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, é uma reivindicação antiga dos moradores, que precisam dar voltas em quarteirões para chegar ao outro lado.
Tieza estava acompanhada pelos secretários municipais Ernesto Tadeu Consoni (Planejamento Urbano e Habitação) e Constantino Alexandre Vourlis (Obras e Serviços Públicos). A apresentação, acompanhada pelo coordenador dos cursos de engenharia da instituição, Nelson Hitoshi Takiy, foi comandada pelo professor Cleverson Arenhart, que mostrou detalhes técnicos da passarela. O espaço permite, inclusive, a travessia de cadeirantes.
PARQUE LINEAR
Para completar o projeto, os arquitetos Gabriel Inácio e Ana Vieira, recém-formados pelo Unisalesiano, sugeriram uma intervenção urbanística para a instalação de um parque linear de forma sustentável, com recuperação do ecossistema e caminhos verdes.
PROJETO ANTIGO
Tieza vem trabalhando para a instalação de uma passarela no local desde o mandato anterior. Na época, a administração afirmou que poderia fazer a obra, mas não tinha pessoal para desenvolver o projeto. Foi quando surgiu a ideia de conversar com a coordenação do curso de engenharia do Unisalesiano.
Pouco depois de assumir o atual mandato, Tieza ficou dois anos fora da Câmara, pois passou a comandar a Secretaria Municipal da Cultura. Ao retornar ao Legislativo, no final do ano passado, o assunto voltou a ser discutido com o padre Luigi Favero, reitor do Unisalesiano, que ficou muito feliz com a possibilidade de os alunos desenvolverem o projeto.
Após a apresentação desta sexta-feira, Tieza destacou que a parceria com a universidade sempre traz bons resultados. E que esta superou a sua expectativa. Agora, a vereadora vai em busca de recursos para que a obra seja realizada.
“Estão de parabéns a reitoria do Unisalesiano, por acolher a demanda e tratá-la com tanto carinho (obrigada, Padre Luigi); estão de parabéns os coordenadores e professores pelo empenho (obrigada, Nelson, Cleverson e outros); obrigada aos alunos, pelo interesse e participação; e obrigada aos secretários municipais Tadeu Consoni e Constantino Vourlis, pela presença na nossa ideia, a ideia de uma passarela para pedestres sobre o córrego Machado de Melo, que virou um projeto de alunos, e que esperamos vire realidade para resolver o problema dos moradores – principalmente cadeirantes – daquela parte do Dona Amélia“
Fotos e vídeo: Zemarcos Taveira/Assessoria da vereadora Tieza