Título de Cidadão Araçatubense é concedido ao cônsul-geral do Japão em SP; assista à cerimônia na íntegra

Título de Cidadão Araçatubense é concedido ao cônsul-geral do Japão em SP; assista à cerimônia na íntegra

11/07/2020 0 Por Tieza Vereadora

Leia reportagem produzida pela Assessoria de Comunicação da Câmara:

    

Em sessão solene virtual realizada na quinta-feira (09/07), a Câmara de Araçatuba concedeu o Título de Cidadão Araçatubense ao cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi. O homenageado participou da sessão on-line direto da capital paulista. O cônsul-geral foi homenageado pelas ações de solidariedade em favor de entidades assistenciais do município, pela preservação da cultura japonesa e intercâmbio de cidadãos. O projeto de decreto legislativo que concedeu a honraria é de autoria da vereadora Tieza (PSDB), presidente da Câmara.

    

ASSISTA À CERIMÔNIA NA ÍNTEGRA:

    

Também participaram da sessão virtual representantes da comunidade japonesa no Brasil, o prefeito Dilador Borges (PSDB) e os vereadores Dr. Alceu (PSDB) e Dunga (DEM).

    

O DISCURSO DE TIEZA NA ÍNTEGRA:

    

“Nós, de Araçatuba, temos grande afinidade com os japoneses; para mim, é uma satisfação essa oportunidade de homenagear uma autoridade do Japão. Tenho um grande apreço pela comunidade japonesa, com a qual convivi desde pequena”, destacou Tieza.

    
Solenidade foi realizada por videoconferência pela 1ª vez na história do Legislativo
    

Na parte final da solenidade virtual, o cônsul-geral do Japão em São Paulo expressou gratidão pela homenagem, destacando a importância de Araçatuba. “Agradeço por essa cerimônia tão linda. Araçatuba é uma cidade muito importante para o Japão; há uma comunidade japonesa importante no noroeste paulista. Essa amizade entre cidadãos japoneses e Araçatuba vai continuar por muito tempo”, disse.

    
O prefeito Dilador participou da solenidade
    

HISTÓRIA
Nascido em Yamaguchi, no Japão, em maio de 1966, Yasuchi Noguchi é cônsul-geral do Japão em São Paulo desde setembro de 2017. É formado em Direito pela Universidade de Kyoto, em 1990. O homenageado já ocupou diversos cargos no Ministério das Relações Exteriores do Japão, além de ter sido secretário da Embaixada do Japão nos Estados Unidos, conselheiro da Embaixada do Japão no Peru e diretor-geral de polícia da Província de Miyazaki.

    
    

A sessão solene virtual foi transmitida ao vivo pela TV Câmara.

    

Texto: Carlos Demarchi
Fotos: Angelo Cardoso/Assessoria de Comunicação da Câmara e Assessoria de Imprensa da Prefeitura