Tieza visita o Zoológico para conferir a situação dos animais
26/10/2012A vereadora Tieza visitou o Zoológico Municipal na manhã da terça-feira (16/10), para checar se os animais lá existentes (veja o número e as espécies na imagem abaixo deste texto) estão passando por qualquer tipo de sofrimento, em razão da demorada reforma que começou em 26 de março de 2012 e está longe de ser concluída.
Os sanitários, parte inicial da obra, continuam paralisados, do mesmo jeito que a vereadora encontrou em sua última visita ao Zoológico, em 23 de maio de 2012. O que parecia ter certa movimentação era a parte que será reservada aos leões, mas o trabalho por ali segue a passos muito lentos. O responsável da Secretaria do Meio Ambiente, presente no momento da visita, justificou que a construtora está encontrando dificuldades com mão-de-obra o que, na opinião da vereadora, precisa ser melhor fiscalizado pela contratante, ou seja, a Prefeitura que contratou a empresa para que no prazo máximo de 180 dias terminasse a obra, no valor global dos serviços de R$ 1.265.502,77 (um milhão, duzentos e sessenta e cinco mil, quinhentos e dois reais e setenta e sete centavos), recentemente, solicitou um novo aditamento ao contrato que foi assinado em 26 de setembro de 2012, para reajuste do valor contratual.
A vereadora Tieza é de opinião que deveriam interditar e proibir definitivamente a visitação pública. Se está “fechado para reforma” por que manter os portões abertos? Muitas pessoas visitam o Zoológico e reclamam da precariedade dos espaços onde os animais estão abrigados e se incomodam com aquele aparente estado de abandono; não conseguem ver os bichos e ficam ressentidas, afinal o Zoo está aberto. Esse aspecto ruim gera grande intranquilidade em relação a saúde dos animais e aos cuidados que devem ser dispensados a eles porque tem-se a impressão de que, tal como o local, os animais também estão abandonados. Transferir os animais? Nem pensar. Segundo os funcionários não há lugar para abrigá-los e, apesar da condições bastante precárias, estão vivendo ali há muitos anos.
Determinada a verificar o estado dos animais, a vereadora entrou em alguns lugares e viu alguns deles, inclusive os felinos que, segundo afirmaram funcionários do Zoológico e o próprio biólogo, estão “bem tratados e felizesâ€. A vereadora Tieza havia convidado a presidente da APA e um veterinário para acompanhá-la na visita mas houve um problema no horário e se desencontraram. Quando Tieza deixava a área onde ficam os animais, a sra. Marisa, da APA e o veterinário estavam tentando entrar para se juntarem a eles mas foram impedidos pelos funcionários. A sra. Marisa, revoltada, disse que comunicaria o fato ao prefeito pois ela – representante legítima de entidade de proteção dos animais – jamais poderia ser impedida de visitar aquele lugar.
A vereadora Tieza deixou o local um pouco mais tranquila em relação aos animais e reforçou a ideia de fecharem o Zoológico até que a reforma esteja concluída. Deverá, nos próximos dias, entrar em contato com a APA para saber, de especialistas, se os animais estão mesmo sendo “bem†tratados. Para ela, aparentemente estão.
Clique na imagem abaixo para ampliá-la: