Tieza tem aprovado projeto sobre “Doadores do Futuro”; assista vídeo
10/10/2012Projeto de autoria da vereadora Tieza, que prevê incluir nas escolas o programa “Doadores do Futuro”, no qual busca conscientizar os estudantes sobre a importância de ser um doador de sangue e de órgãos, arrancou elogios de parlamentares na última sessão ordinária da Câmara, a 31ª (08/10/2012). Um dos parlamentares parabenizou a vereadora pela iniciativa de criar o projeto, que une saúde e educação, destacando, que ela cumpriu mais um dever do vereador, que é o de criar projetos em prol da sociedade.
Aprovado por todos, Tieza ilustrou bem o seu projeto, por meio de reportagem feita pela TV Câmara, na qual mostrou depoimentos de pessoas que são doadoras assíduas, de quem recebeu a doação, e da direção do Hemocentro de Araçatuba – que deu todo apoio à iniciativa da parlamentar – inclusive no momento da votação do projeto, contamos com a presença do diretor do Hemocentro Wolney Gois Barreto, que esteve prestigiando toda a ocasião.
Em sua justificativa, a vereadora ressalta: “O Programa Doadores do Futuro, já instituído em outros municípios, tem por finalidade conscientizar os alunos da rede escolar para a importância da doação de sangue e órgãos, tendo em vista a necessidade constante das doações para suprir e atender as necessidades verificadas pelas pessoas nos hospitais”.
Além disso, Tieza esclarece que “o programa, não visa o suprimento imediato dos estoques de sangue ou atende já o transplante de órgão; a sua implantação visa despertar sentimentos de solidariedade e espírito coletivo como formas de participação direta e efetiva na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Com informações corretas e disseminando o hábito da doação voluntária, esses alunos se tornarão multiplicadores de informações aos seus familiares no presente e potenciais doadores no futuro. É dever orientar as crianças e jovens para esse exercício de cidadania, para que cresçam conscientes e responsáveis de seu papel na saúde coletiva”.
Veja abaixo o argumento de Tieza sobre o projeto e a reportagem produzida pela TV Câmara: