Tieza pede que prefeito se compadeça da situação de moradores do dona Amélia
18/06/2014A vereadora Tieza, logo no início da 20ª sessão (16/6), emocionou-se com o voto de aplauso conferido ao grupo da Horta Comunitária do Alvorada, que sagrou-se campeão no concurso “Minha Horta mais bonita”, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial. É que essa horta, localizada na escola “Fausto Perri”, é fruto de um trabalho de ação comunitária desenvolvido há cerca de 30 anos pela vereadora Tieza, quando ela atuava como assistente social da então Secretaria da Promoção Social do Estado. Em seu pronunciamento, a parlamentar lembrou dos membros daquela comunidade que integravam esse trabalho, que começou com muita dificuldade mas que rendeu bons frutos e frutos duradouros.
No decorrer dessa primeira parte da sessão, ainda durante o Grande Expediente, Tieza comentou sobre matéria publicada no último sábado (14/6), no jornal Folha da Região, a respeito da pesquisa realizada em Araçatuba, para o combate ao mosquito palha, transmissor da leishmaniose. Na matéria, além de informações sobre o andamento dos trabalhos que foram recentemente apresentados ao Ministério da Saúde, uma das pesquisadoras, a pós-doutora Erin Dilger, da Universidade de Warwick (Inglaterra), fez um agradecimento pelo Voto de Aplauso recebido da Câmara, por meio de requerimento de autoria da vereadora Tieza.
Quando teve início a discussão dos requerimentos de informações, a rejeição de um deles gerou novamente acaloradas discussões e apenas um desses requerimentos acabou aprovado.
A vereadora Tieza usou o Pequeno Expediente e nos 15 minutos de pronunciamento, falou sobre os problemas que os moradores do bairro Vista Verde enfrentam pela falta de pavimentação; da revolta dos moradores do Umuarama, onde foi prometido pelo prefeito e vereadores terminar o asfalto em vários trechos de rua do bairro; agradeceu a rapidez com que a Samar atendeu ao seu pedido de solução de um grave problema de rompimento de adutora de esgoto no bairro Ouro Preto, que há meses incomodava e punha em risco os moradores; chamou a atenção da população para a necessidade de ficarmos alertas em relação ao Plano de Gestão Integrada de Resíduos sólidos, principalmente no que diz respeito aos lixões a céu aberto espalhados pela cidade e o perigo de termos em nossa cidade um aterro regional; e finalizou seu discurso pedindo que o prefeito tenha “compaixão” pelos dos moradores na Avenida 2 de dezembro, que correm o risco de verem suas casas engolidas pelo córrego Machado de Mello. O pronunciamento da vereadora Tieza pode ser visto na íntegra, no vídeo abaixo.
Por fim, dos 11 itens apreciados na Ordem do Dia, dois Projetos de Resolução eram de autoria da vereadora Tieza e foram ambos rejeitados (o primeiro exigia que o presidente fundamentasse a sua decisão de não encaminhar requerimentos de autoria de vereadores; e o segundo, que reduzia de 1 hora para até 40 minutos o tempo que o Secretário Municipal tem para prestar esclarecimentos quando convocado pela Câmara). A parlamentar votou contra uma moção de apoio a projeto de lei que prevê, entre outras medidas, armar as guardas municipais para aumentar a segurança da população por entender que não se reduz violência estimulando o uso de armas