Tieza mostra a entidade projeto de passarela na Dois de Dezembro; veja detalhes da obra

Tieza mostra a entidade projeto de passarela na Dois de Dezembro; veja detalhes da obra

21/05/2019 0 Por Tieza Vereadora

Na foto acima, Tieza, ao lado de Almeida, conversa com grupo de aposentados

    

A pedido de moradores das imediações, alguns deles integrantes da Associação dos Aposentados da Fundação Cesp de Araçatuba, a vereadora Tieza foi convidada, na manhã de sexta-feira (17/05), a apresentar à  entidade o projeto de uma passarela metálica sobre o córrego Machado de Melo, que pretende interligar as duas pistas da avenida Dois de Dezembro. A obra seria realizada entre as ruas Altino Arantes e Etiene de Barros Bahia, no fundo da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), no bairro Dona Amélia.

    

VEJA, NO VíDEO, DETALHES DO PROJETO:

    

PROPOSTA ANTIGA
Recepcionada pelo presidente da associação, Mário Antônio de Almeida, Tieza explicou ao grupo que compareceu à  reunião que a passarela é uma proposta antiga.

    
    

A ideia surgiu durante conversa com um dos moradores das imediações, que trabalhava como zelador na APCD e tem uma filha cadeirante. Ele reclamou da distância que precisam percorrer para chegar ao outro lado da pista.

    
Passarela metálica seria construída atrás da APCD
Projeto de passarela metálica do curso de engenharia do Unisalesiano propõe também um parque linear
    

Na época, Tieza conversou com a Prefeitura, na administração anterior, que afirmou não ter condições de desenvolver um projeto. A vereadora, então, falou sobre a proposta com o padre Luigi Favero, reitor do Unisalesiano, que decidiu ajudar.

    

O projeto foi apresentado a Tieza no último dia 5 de abril, no Unisalesiano, pelo coordenador dos cursos de engenharia da instituição, Nélson Hitoshi Takiy, e pelo professor Cléverson Arenhart. Aquela reunião contou também com as presenças dos secretários Ernesto Tadeu Consoni (Planejamento Urbano e Habitação) e Constantino Alexandre Vourlis (Obras e Serviços Públicos).

    
O presidente da associação, Mário Antônio de Almeida, e Tieza durante a apresentação
    

APOIO
No encontro com os aposentados da Cesp, cuja sede da associação fica a pouco mais de um quilômetro do local onde a passarela seria construída, Tieza explicou que a obra é avaliada em R$ 13,5 mil.

    

Como o valor não está previsto no orçamento do município, a vereadora acredita que o apoio da associação poderá ajudar a convencer o prefeito Dilador Borges sobre a necessidade do investimento.

    
Os arquitetos Gabriel dos Santos Inácio e Ana Carolina Vieira Marques ao lado de Almeida e Tieza durante apresentação do projeto
    

A reunião contou com as presenças dos arquitetos Gabriel dos Santos Inácio e Ana Carolina Vieira Marques, que ajudaram no desenvolvimento do projeto quando ainda eram alunos do Unisalesiano. Na proposta da dupla, seria possível até a instalação de um parque linear de forma sustentável, com recuperação do ecossistema e caminhos verdes.

“Não tenho dúvidas que seria um ganho sem tamanho para a comunidade das imediações. A impressão que dá é que uma simples passarela ligaria duas partes da cidade.”

    

Fotos: Zemarcos Taveira/Assessoria da vereadora Tieza