Tieza mostra a entidade projeto de passarela na Dois de Dezembro; veja detalhes da obra
21/05/2019Na foto acima, Tieza, ao lado de Almeida, conversa com grupo de aposentados
A pedido de moradores das imediações, alguns deles integrantes da Associação dos Aposentados da Fundação Cesp de Araçatuba, a vereadora Tieza foi convidada, na manhã de sexta-feira (17/05), a apresentar à entidade o projeto de uma passarela metálica sobre o córrego Machado de Melo, que pretende interligar as duas pistas da avenida Dois de Dezembro. A obra seria realizada entre as ruas Altino Arantes e Etiene de Barros Bahia, no fundo da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), no bairro Dona Amélia.
VEJA, NO VíDEO, DETALHES DO PROJETO:
PROPOSTA ANTIGA
Recepcionada pelo presidente da associação, Mário Antônio de Almeida, Tieza explicou ao grupo que compareceu à reunião que a passarela é uma proposta antiga.
A ideia surgiu durante conversa com um dos moradores das imediações, que trabalhava como zelador na APCD e tem uma filha cadeirante. Ele reclamou da distância que precisam percorrer para chegar ao outro lado da pista.
Na época, Tieza conversou com a Prefeitura, na administração anterior, que afirmou não ter condições de desenvolver um projeto. A vereadora, então, falou sobre a proposta com o padre Luigi Favero, reitor do Unisalesiano, que decidiu ajudar.
O projeto foi apresentado a Tieza no último dia 5 de abril, no Unisalesiano, pelo coordenador dos cursos de engenharia da instituição, Nélson Hitoshi Takiy, e pelo professor Cléverson Arenhart. Aquela reunião contou também com as presenças dos secretários Ernesto Tadeu Consoni (Planejamento Urbano e Habitação) e Constantino Alexandre Vourlis (Obras e Serviços Públicos).
APOIO
No encontro com os aposentados da Cesp, cuja sede da associação fica a pouco mais de um quilômetro do local onde a passarela seria construída, Tieza explicou que a obra é avaliada em R$ 13,5 mil.
Como o valor não está previsto no orçamento do município, a vereadora acredita que o apoio da associação poderá ajudar a convencer o prefeito Dilador Borges sobre a necessidade do investimento.
A reunião contou com as presenças dos arquitetos Gabriel dos Santos Inácio e Ana Carolina Vieira Marques, que ajudaram no desenvolvimento do projeto quando ainda eram alunos do Unisalesiano. Na proposta da dupla, seria possível até a instalação de um parque linear de forma sustentável, com recuperação do ecossistema e caminhos verdes.
“Não tenho dúvidas que seria um ganho sem tamanho para a comunidade das imediações. A impressão que dá é que uma simples passarela ligaria duas partes da cidade.”
Fotos: Zemarcos Taveira/Assessoria da vereadora Tieza