Tieza incentiva moradores a cuidar de praças públicas

19/04/2011 0 Por Tieza Vereadora

“Se o Executivo tem dificuldades para fazer a manutenção das praças, os munícipes podem ajudá-lo, abraçando a causa”.

 Bancos quebrados, entulho espalhado pelo chão, lâmpadas danificadas e mato alto, são alguns dos problemas que existem em várias praças públicas de Araçatuba. A falta de manutenção e revitalização desses locais incomoda os moradores, sobretudo os que vivem no entorno desses locais. Muitos deles até já manifestaram interesse em cuidar das referidas áreas, mas o projeto “Abrace o Verde” da Prefeitura Municipal de Araçatuba, possibilita apenas que estabelecimentos comerciais adotem e preservem esses ambientes em troca de publicidade. Para que a comunidade possa cuidar das praças, a vereadora Tieza, desde o início do seu mandato vem lutando para tornar realidade essa proposta. Em junho do ano passado, formalizou à Prefeitura indicação para alteração do projeto “Abrace o Verde”; em julho reuniu-se com o Conselho Municipal do Meio Ambiente para debater o assunto. A idéia é fazer com que grupos de moradores também possam adotar áreas verdes do município tais como praças, canteiros centrais e outros espaços públicos.  Mas, até agora, a Prefeitura não encaminhou projeto de alteração da lei, mesmo tendo prometido fazê-lo até a 2ª sessão ordinária deste ano. A Câmara realiza no dia 18 de março a 11ª sessão.

Ação                      

Mesmo sem a iniciativa da Prefeitura para alterar o “Abrace o Verde”, Tieza incentiva e orienta moradores quanto aos procedimentos que eles devem seguir para cuidar das áreas verdes de Araçatuba. “Se o Executivo tem dificuldades para fazer a manutenção desses locais, os munícipes podem ajudá-lo, abraçando a causa”, destacou Tieza.

Além disso a parlamentar, nas diversas sessões da Câmara, tem mostrando sua indignação acerca do problema: apresenta fotos do abandono desses locais, faz indicações cobrando melhorias e insiste para que a Prefeitura envie o projeto à Câmara.

Praças abandonadas

Através do projeto “Eu ando pela cidade”, a vereadora Tieza caminha pelos bairros de Araçatuba para verificar os problemas que a população enfrenta e encaminhá-los aos órgãos responsáveis para solução. Nessas caminhadas, as praças são alvo de atenção da vereadora e há pouco tempo, a Praça Rui Barbosa, causou indignação e revolta pelo abandono: mendigos dormiam numa barraca dentro do coreto, que já está com as grades destruídas; a cor da água era assustadora e o cheiro que exalava da fonte insuportável.  Outras praças denunciavam o mesmo descaso, dentre elas: a Praça da Paz, no bairro Villela; a Ettori Protti, na Vila Mendonça; a Praça Joaquim Lima, no Palmeiras: e a Praça do Cristo Redentor. Há poucos dias, precisou interceder por uma moradora do bairro Icarai, que havia mandado fazer uma passagem de concreto no canteiro central da avenida Café Filho que, tomada pelo mato, estava pondo em risco a segurança das crianças que por ali circulam para irem para a escola. Esse é um local que bem poderia ser adotado pelos moradores se a Prefeitura permitisse que a comunidade lhe desse uma mão para melhor administrar a cidade.

Praça Rui Barbosa, no Centro

Praça Rui Barbosa, no Centro

Praça da Paz, no bairro Villela

Praça da Paz, no bairro Villela