Tieza faz voto de aplauso a Eli por ideia que ajuda a combater a dengue

Tieza faz voto de aplauso a Eli por ideia que ajuda a combater a dengue

22/02/2013 0 Por Tieza Vereadora

A vereadora Tieza teve aprovado na 2ª sessão ordinária (13/02/2013) voto de aplauso de sua autoria ao araçatubense Eli Nunes Maciel, por criar um dispositivo simples e de baixo custo para proteger o “ladrão” de caixas d’água. A peça é um instrumento contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A iniciativa de Eli não chamou a atenção apenas da vereadora, mas também de uma fábrica que mostrou interesse em produzir em larga escala o dispositivo. Além disso, o inventor teve mais uma surpresa no início deste ano, ele recebeu o registro de patente por essa ideia tão brilhante.

Na sessão, a vereadora primeiro agradeceu a presença do homenageado, depois mostrou imagens do produto e do dia em que Eli recebeu a patente. “Tomamos conhecimento dessa iniciativa no ano passado. Algo simples e barato, mas de grande utilidade para todos nós. O nosso voto é o reconhecimento da comunidade de Araçatuba pelo seu invento, por seu esforço e luta efetiva na colaboração para minimizar os efeitos desse problema de saúde pública. Tudo que fizermos em favor do combate a dengue, a gente precisa difundir, reverenciar, e esse é o caso do Eli”, destacou Tieza.

Na oportunidade, a vereadora lembrou que no ano passado, preocupada com essa questão, fez requerimento perguntando à Prefeitura sobre a fiscalização do ladrão das caixas d’ água. Na ocasião, segundo Tieza, eles reconheceram a existência da exigência na lei desse dispositivo, mas pela resposta dada, a impressão era de que a fiscalização acontecia m caso de denúncia ou quando o proprietário solicitava. E, isso foi um dos motivos que fez Tieza propor o voto, para que o produto fosse divulgado não de forma comercial, mas como uma medida que devemos tomar em relação ao combate a dengue.

O voto impresso será entregue ao homenageado nos próximos dias, ocasião em que Tieza faz questão de entregá-lo pessoalmente.

Dispositivo

Esse dispositivo trata-se de uma ponteira cilíndrica, de simples construtividade, fabricada preferencialmente em PVC com alta durabilidade, composta por luva, tela e anel de fixação da tela, habitualmente instalada na extremidade de um extravasor de caixa d’água. Ele permite a livre passagem de água, bem como de oxigênio e impede a entrada de insetos e pequenos animais passíveis de contaminar a água.

  • Foto: AG Cardoso/Câmara