Tieza faz requerimento sobre atendimento no PA do São João
26/10/2011Alguns usuários do Pronto Atendimento (PA) do bairro São João de Araçatuba, procuraram a vereadora Tieza para reclamar da demora no atendimento e da falta de médicos na unidade. Por essa razão, Tieza protocolou requerimento de informação solicitando que a Prefeitura Municipal, responda questões sobre essa parte administrativa do Pronto Atendimento.
Em seu requerimento, a parlamentar busca saber número de médicos que trabalham no PA, suas especialidades, horário em que atuam no local, tipo de contratação e o valor de sua remuneração; principais queixas clínicas apresentadas pelos pacientes; e quais os critérios de prioridade nos atendimentos.
Em um dos casos que chegaram até a vereadora, o usuário contou que tinha sido agendado para fazer um raio-x. Ele chegou por volta das 18h mas só foi atendido depois de mais de duas horas de espera. Além disso, o paciente relatou que no local tinha um grande número de pessoas aguardando atendimento e muitas já há várias horas. Em outra reclamação de demora no atendimento, a vereadora Tieza, impossibilitada de comparecer no PA, entrou em contato telefônico e recebeu a confirmação de que o médico estava atrasado; coincidência ou não, cerca de 40 minutos após o contato, a vereadora recebeu ligação informando que o profissional “atrasado” acabara de chegar. Nos últimos 15 dias, várias pessoas reclamaram; em duas vezes a falta do médico foi constata pela assessoria da vereadora, no local.
“É importante ouvir a Prefeitura; precisamos conhecer as razões que têm motivado essas reclamações, que são procedentes e ferem o direito que as pessoas têm de serem atendidas, e bem atendidas”, disse a vereadora a uma das pacientes que pediu para não ser identificada pois teme sofrer alguma discriminação por ter reclamado. A vereadora tranquilizou a paciente e a cumprimentou pela atitude. “É assim, através de vocês, que ficamos sabendo das coisas; apesar de tanto trabalho, não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso, para defender os interesses da população e ajudar a melhorar a nossa cidade, contamos com pessoas como você para nos dizer como os serviços estão sendo prestados”.